quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Parlamentar cobra atenção da PMJP a gestantes e recém-nascidos



O vereador Raoni Mendes (PDT) propôs, durante seu pronunciamento na sessão ordinária realizada na manhã desta quinta-feira (5), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), a adoção de programas municipais de saúde voltados especificamente para mulheres gestantes, mães lactantes e crianças recém-nascidas.

A despeito das investidas do Governo Federal, através de iniciativas como a Rede Cegonha e o Brasil Carinhoso, as mães e seus filhos recém-nascidos permanecem desassistidos nas suas necessidades por informação, nas suas precisões pelo que há de mais básico: a prevenção a diversos males através do conhecimento. Quem há de discordar com a presidente Dilma Rousseff (PT), quando ela reverbera que não tem lugar onde a desigualdade é mais perversa do que na área da saúde?”, justificou com a indagação, o parlamentar.

Raoni Mendes questionou se a promessa de investimento de recursos feita pela presidenta Dilma Rousseff, até 2014, vai proporcionar a mudança urgente necessária no setor. A sugestão do parlamentar é de que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), enquanto estrutura pública mais próxima da população pessoense, implemente um programa específico de atenção às gestantes, às mulheres que amamentam e aos filhos lactentes, em consonância com os programas federais existentes, otimizando o que já é oferecido atualmente.

Ele disse que doenças severas poderiam ser facilmente prevenidas com medidas simples, como o incentivo ao aleitamento materno, a vacinação correta e um acompanhamento nutricional para as mulheres e suas crianças.

Vereador vai solicitar audiência pública e emenda ao orçamento

Raoni Mendes acrescentou que vai solicitar uma audiência pública na CMJP para discutir o tema juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), autoridades competentes e a sociedade civil organizada. Ele também garantiu que vai indicar uma emenda ao orçamento para viabilizar o projeto de saúde municipal.

Em apartes, os vereadores Eliza Virgínia (PSDB), João Almeida (PMDB), Marco Antônio (PPS), Bruno Farias (PPS), Lucas de Brito (DEM) e Professor Gabriel (PDT) parabenizaram o colega pela relevância do tema. Eles elencaram problemas enfrentados atualmente por mulheres gestantes e mães de crianças pequenas no sistema público de saúde, como a falta de exame pré-natal e de planejamento para os partos, além da falta de médicos pediatras para atender os recém-nascidos.

A Constituição Federal garante que a saúde é um direito de todos e dever do Estado”, lembrou o vereador Marco Antônio. 

cmjp

Nenhum comentário:

Postar um comentário