sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Campanha de Vacinação Antirrábica é realiza em 200 postos neste sábado

Cerca de 70 mil cães e gatos devem ser vacinados neste sábado (28) durante a Campanha Antirrábica 2013. Um total de 600 profissionais da rede municipal de Saúde estarão espalhados por toda a cidade, em 200 postos de vacinação, das 8 às 17h, para aplicar as doses nos animais. A abertura oficial da campanha ocorre a partir das 9h na Praça Pedro Américo, Centro.

A solenidade de abertura contará com um posto de vacinação, onde serão realizados exames de sangue para leishmaniose canina. No local também será montada uma exposição de animais peçonhentos, contendo mostruários com insetos e roedores, ciclo de vida do mosquito, bem como uma exposição de animais para adoção. “Iremos disponibilizar gaiolas para as ONGs parceiras exporem seus animais”, informou Nilton Guedes, gerente de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Todos os cães e gatos a partir de três meses de idade deverão ser vacinados, incluindo também os animais gestantes, já que não existe contraindicação. Os animais devem ser levados aos postos de vacinação por pessoas adultas, com guia e coleira. “Lembramos que a vacina é gratuita e protege da raiva o seu animal e toda sua família. Nossa meta é alcançar 80% da população canina, representando um total de 65 mil”, explica Nilton.

Serão disponibilizadas 110 mil doses da vacina. Para a realização da campanha de vacinação antirrábica, a SMS conta com a parceria do Corpo de Bombeiros Militares, Bombeiros Civis, Polícia Militar, alunos do Curso de Veterinária da UFPB e do Curso de Biologia da UEPB, Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), entidades de Proteção Animal (ONG) e protetores independentes.

Os proprietários que não conseguirem levar os seus animais aos postos de vacinação no sábado, poderão fazê-lo normalmente no Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses, localizado na Avenida Walfredo Macêdo Brandão, N° 100, Jardim Cidade Universitária, no horário das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

O último caso de raiva canina registrada no município de João Pessoa aconteceu no ano de 2007. “Para que a raiva seja erradicada do nosso município é necessário manter as boas coberturas vacinais e, para isto, contamos com a colaboração de toda população”, lembra o gerente.

Doença - A raiva animal é uma doença causada por um vírus e ataca também o homem. Quase 100% das pessoas que adquirem a doença chegam ao óbito. O cão, o gato e o morcego são os principais transmissores da raiva em áreas urbanas.

Quando uma pessoa é agredida por um animal, a exemplo do cão, gato, morcego ou sagui, é importante lavar bem a ferida, com bastante água e sabão (amarelo) e procurar imediatamente uma Unidade de Saúde. A recomendação é não matar o animal e pedir orientação à Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses de João Pessoa, através dos telefones 3218-9357 ou 3214-3459.

Nenhum comentário:

Postar um comentário