quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Geraldo Azevedo e Mamma Jazz animam o público no 2º dia de Festa das Neves



O cantor Geraldo Azevedo e o grupo Mamma Jazz são as principais atrações do segundo dia de Festa das Neves. As apresentações terão início às 20h, desta sexta-feira (2), no Ponto de Cem Réis. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Fundação Cultural (Funjope).

Geraldo Azevedo de Amorim é compositor, cantor e violonista, nascido em Petrolina-PE, em 1945. Músico autodidata, aos 12 anos já tocava violão, aos 17 entrou para o grupo Sambossa e aos 18 mudou-se para o Recife- PE, onde fez shows com o Grupo Construção, do qual faziam parte Naná Vasconcelos, Teca Calazans, Paulo Guimarães e também Marcelo Melo e Toinho Alves, do Quinteto Violado. Em 1967, transferiu-se para o Rio de Janeiro-RJ e formou o Quarteto Livre, grupo que acompanhou Geraldo Vandré em seus shows até dissolver-se em razão de problemas políticos com o governo militar. Em 1970, Geraldo formou com Alceu Valença uma dupla que participou do Festival Universitário da TV Tupi com as canções “78 Rotações” e “Planetário”, e gravou o LP Alceu ‘Valença & Geraldo Azevedo’ (Copacabana, 1972), depois relançado em CD (Movieplay, 1993).

Misturando harmonias sofisticadas da bossa nova com ritmos da música negra, alcançou seus maiores sucessos com “Papagaio do futuro” (com Alceu Valença), “Caravana” (da novela Gabriela), “Juritis e borboletas” (da novela Saramandaia), “Arraial dos tucanos” (da série Sítio do Picapau Amarelo, todas da TV Globo), além de “Barcarola do São Francisco” (com Carlos Fernando) e “Canta coração”, gravada por Elba Ramalho.

Com 40 anos de carreira, Geraldo Azevedo recebeu indicações no Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Regional ou de Raízes Brasileiras. Entre os principais álbuns da carreira estão: ‘O Grande Encontro 1, 2 e 3’, ‘O melhor dos encontros’, ‘Quadrafônico’, ‘Cantoria 2’, ‘Uma Geral do Azevedo’, ‘Salve São Francisco’, ‘Minha História’, ‘Ao Vivo’ e ‘Inclinações Musicais’.

Mamma Jazz - É um grupo com mais de 10 anos de carreira e atualmente se encontra em sua quinta geração. O trabalho da Mamma Jazz se caracteriza como música das tribos, dos sertões, dos guetos, das favelas e das cidades. Um dos fundadores do grupo foi Guilherme Semmedo, nascido em Guiné Bissau e radicado na Paraíba há cerca de 20 anos. Segundo ele, o objetivo era reunir um grupo de artistas de outros países que estudavam na UFPB (africanos, andinos, indianos, europeus) para desenvolverem a música de suas culturas nativas. O intercâmbio com a cultura e a realidade local foi outro dos principais pontos de convergência para a formação de um grupo cultural novo e integrador, que levasse os imigrantes à difusão de suas origens.
 
Novidades na programação – Este ano, a Festa das Neves tem entre as surpresas uma programação voltada ao público infantil, no Circo das Neves, montado na Praça Dom Adauto, com espetáculos circences, teatrais e de cultura popular, a partir das 16h. Outra novidade é na Avenida Visconde de Pelotas, que ganhou um espaço para uma das manifestações mais tradicionais do Nordeste. Na Tenda do Cordel, o público pode ver projeções sobre importantes cordelistas e participar ainda de sorteios. No espaço também estão disponíveis CDs e DVDs sobre tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário