quarta-feira, 14 de agosto de 2013

ALPB homenageia CGU com Diploma de Honra ao Mérito



A Assembleia Legislativa da Paraíba comemorou os 10 anos da Controladoria Geral da União (CGU) com uma sessão especial realizada nesta quarta-feira (14). Durante o evento, a instituição também foi homenageada pela Casa com a entrega do Diploma de Honra ao Mérito.

A deputada Iraê Lucena (PMDB), autora da proposta, iniciou a sessão parabenizando a CGU pelo trabalha realizado durante os 10 anos de existência. Iraê ressaltou ainda a importância do Legislativo em destacar os serviços prestados pelo órgão para beneficiar a sociedade.

“Não podemos deixar de reconhecer este trabalho de controle social e transparência pública. Esta é uma homenagem a todos os membros, servidores e técnicos que fazem essa Controladoria na Paraíba. Não podemos esquecer que foi a partir do portal da transparência que a gestão do Poder Público começou a ser mais claro, e essa foi uma criação da CGU”, destacou a parlamentar.

Durante a sessão, o chefe da unidade regional da Paraíba, Fábio da Silva Araújo, explanou as atividades desenvolvidas pela Controladoria Geral da União e apresentou toda estrutura da instituição através de slide.

O controlador falou sobre a realização de concursos, a melhoria na remuneração e capacitação dos servidores, a parceria com outros órgãos de defesa do Estado e a criação de uma secretaria voltada a prevenção da corrupção, além das denúncias apuradas, que já chegam a mais de 10 mil. “De acordo com o que entendemos por melhoria de trabalho, sei que temos tentado percorrer esse caminho para o aperfeiçoamento”, disse Fábio Araújo.

A comemoração que contou com a participação dos servidores da CGU, também teve a presença do deputado Trócolli Júnior (PMDB); o promotor de justiça Raldeck de Oliveira; o representante do Tribunal de Contas da Paraíba Oscar Mamede Santiago; o representante do Tribunal de Contas da União Rainério Rodrigues Leite, o tenente coronel Francisco Alexandre da Paixão e o secretário adjunto da Transparência Pública de João Pessoa, Ronald Lins.

Sobre a CGU - Criada em maio de 2003, a CGU atua como típica agência anticorrupção brasileira, desenvolvendo ações que envolvem desde a orientação aos gestores para o aperfeiçoamento da gestão, até medidas repressivas aos atos de improbidade e corrupção.

O incremento da transparência, o incentivo ao controle social dos gastos do Governo Federal e o uso estratégico da informação por parte da Administração são elementos centrais do trabalho da Controladoria. Além disso, a CGU tem buscado, cada vez mais, a integração entre os diferentes órgãos de defesa do Estado, bem como entre diversos organismos e instituições internacionais, visando à formulação de novas estratégias para o enfrentamento de um problema que afeta todos os países.

Assessoria /ALPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário