quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Prefeito entrega USF na Torre e destaca esforço para garantir qualidade na saúde



O prefeito Luciano Cartaxo entregou, na manhã desta quinta-feira (22), as novas instalações da Unidade de Saúde da Família (USF) Torre II. A unidade, localizada na Avenida Rui Barbosa, passou por obras de reforma e ampliação, que vão beneficiar 1.390 famílias cadastradas, o que representa cerca de cinco mil pessoas. A obra contou com investimentos de R$ 250 mil, recursos fruto de um convênio entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa e o Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde, do Ministério da Saúde.

“Estamos muito felizes de, em tão pouco tempo, podermos entregar uma obra como esta”, declarou o prefeito. “A Prefeitura tem se empenhado nesse trabalho de requalificação das unidades de saúde para cumprir o compromisso do Governo, que é oferecer um serviço de saúde adequado para todos. Com esta reforma, estamos garantindo melhores condições para os profissionais do setor e mais conforto e dignidade para os usuários”, complementou Luciano Cartaxo.

O secretário municipal da saúde, Adalberto Fulgêncio, destacou que o grande objetivo da gestão para a saúde é oferecer o melhor atendimento possível a quem precise do sistema. “Investindo na infraestrutura estamos possibilitando uma maior integração entre os servidores e a população. O resultado disso será um serviço mais eficiente e humanizado, que vai fazer a diferença na comunidade”, afirmou.

Dona Marilene Gomes, de 70 anos, é usuária da unidade de saúde, e falou sobre a importância da reforma. “Lembro que esta unidade começou bem pequena, em uma casinha, e hoje temos todo o serviço necessário para o bom atendimento da comunidade. Agradeço muito ao prefeito pela atenção e pela disposição de realizar obras como esta”, declarou.

Homenagem – A cerimônia de inauguração também foi palco para uma homenagem ao bailarino clássico paraibano José Enock, pioneiro nesta arte no Estado. Enock, que já dançou no Rio de Janeiro, nos Estados Unidos, na


França e na Rússia, tem 82 anos e mantém atividades educativas com crianças carentes da Capital. “É um prazer muito grande ser lembrado e poder receber esse carinho na manhã de hoje”, declarou.

A solenidade ainda contou com a apresentação do coral do grupo da melhor idade “Vivendo com Alegria”, formado na Unidade de Saúde da Família Torre II. Estiveram presentes o deputado estadual João Gonçalves e o vereador Djanilson da Fonseca.

Serviços - Dentre as ações desenvolvidas na unidade, estão o acolhimento com escuta qualificada (o usuário é recebido por um funcionário treinado para atender as suas necessidades) e o atendimento integral à demanda espontânea, organizada por grupos prioritários - a unidade atende integralmente a população quando esta a procura, e não apenas como retorno de consultas, priorizando grupos com maior necessidade de atendimento, como gestantes, idosos e deficientes.

Ainda são competências da USF a realização de atividades de educação em saúde - a população recebe orientações sobre prevenção de doenças e atividades que contribuem para uma vida saudável - e ações planejadas na unidade e no território - a equipe planeja atividades como Feiras de Saúde e ações preventivas contra doenças e práticas lesivas à saúde, como combate ao tabagismo e aferição de pressão para combate à hipertensão.

A unidade também oferece ações individuais e coletivas, como consulta médica, e de enfermagem para crianças; acompanhamento e desenvolvimento da criança, adolescentes, adultos e idosos, em áreas temáticas como hipertensão, diabetes, gestantes, tuberculose, hanseníase e tabagismo; planejamento familiar; e prevenção do câncer de colo de útero, mama, próstata e bucal.

A USF Torre II disponibiliza atendimento odontológico, imunização, curativos, retiradas de ponto, nebulização, visitas domiciliares, ações de vigilância epidemiológica, bloqueios vacinais e investigações epidemiológicas, destacando a mobilização e a participação da comunidade.

Secom/JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário