sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Agenda: CMJP tem duas sessões especiais, duas solenes e uma audiência pública



Na próxima semana, as tardes no Plenário da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) estarão bastante movimentadas, com discussões sobre a reforma do Código de Urbanismo da Capital e sobre o projeto de ensino pedagógico do Escotismo nas escolas públicas do município; além disso, haverá a realização de três homenagens. A programação está confirmada para o período de 2 a 6 de setembro, de acordo com a Agenda da Semana, divulgada nesta sexta-feira (30), pelo Setor de Cerimonial da Casa.

Na segunda-feira (2), às 15h, o vereador Raoni Mendes (PDT) realiza a sexta audiência pública em torno da reforma do Código de Urbanismo de João Pessoa. A iniciativa do vereador Raoni Mendes (PDT) tem a intenção de revisar a norma, com o auxílio de profissionais e representantes de órgãos ligados ao tema, e encaminhar as sugestões de mudança para o prefeito Luciano Cartaxo (PT), no Dia Mundial do Urbanismo, comemorado em 8 de novembro.

“O que nós temos é uma colcha de retalhos que há mais de 40 anos não passa por um processo de revisão, então, um de nossas propostas é atualizar esse Código, gramaticalmente, e inserir terminologias e realidades que não existiam na época de sua criação”, explicou Raoni Mendes.

Na terça-feira (3), novamente às 15h, a Casa vai comemorar o Dia do Psicólogo, durante uma sessão especial solicitada pelo vereador Bira (PT). O Dia do Psicólogo é celebrado no Brasil no dia 27 de agosto. Nesta mesma data, no ano de 1964, a profissão foi regulamentada através da Lei 4.119/64. De acordo co Bira, a data merece ser comemorada e celebrada, com a alegria inerente aos eventos especiais. Ele apontou que muito tem sido feito e construído na sociedade pelo trabalho da classe dos psicólogos em todo o país.

Cada vez mais consciente, a categoria tem conseguido expandir seu trabalho nas mais diferentes áreas, abrangendo de forma consistente, espaços onde existem seres humanos. Presente hoje no auxílio às pessoas e integrante definitivo do movimento do desenvolvimento humano, a Psicologia torna-se um ator de peso e nome no contexto, também, do desenvolvimento social. Com uma visão ética pautada em valores humanos, o protagonismo social tem encontrado na Psicologia, um grande aliado. Afinal, são mais de 30 milhões de brasileiros na linha abaixo da pobreza. Estas pessoas necessitam de voz, vez e carteira de identidade, no documento e no coração”, justificou o vereador.


CMJP vai discutir o Escotismos nas escolas de JP

Outra sessão especial acontece na quarta-feira (4), também às 15h, para discutir a elaboração de um projeto que torna obrigatório o ensino pedagógico da doutrina do Escotismo nas escolas públicas municipais. A propositura foi do vereador João Almeida (PMDB). 

Sob o número 11.765/2009 a Lei Escotismo nas Escolas, proposta pelo vereador Felipe Leitão (PP), tem como objetivo estimular o desenvolvimento do protagonismo juvenil nas escolas da rede pública municipal de ensino e melhorar a capacitação dos adultos voluntários. A Lei foi sancionada pelo então prefeito da Capital, Ricardo Coutinho (PSB), em novembro do mesmo ano.

O escotismo é um movimento educacional para jovens, com a colaboração de adultos, que valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, raças e crenças, oferecido a milhares de jovens, graças ao trabalho voluntário desses adultos que se preocupam com a construção de um mundo melhor.

A lei que foi proposta pelo vereador Felipe Leitão (PP) propõe beneficiar crianças e jovens de João Pessoa, garantindo a aquisição de material de apoio e espaço para o desenvolvimento das atividades dos escoteiros dentro das escolas. De acordo com a lei sancionada, o “Escotismo nas Escolas” é uma atividade extracurricular, de participação voluntária, e com realização de atividades aos sábados, domingos e feriados.

CMJP ainda realiza duas sessões solenes nesta semana

A primeira sessão solene da semana acontece na quinta-feira (5), às 16h30, para outorga do Título de Cidadão Pessoense ao advogado, Carlos Romero, e a da Medalha Cidade de João Pessoa ao arquiteto Germano Romero. O propositor da solenidade foi o vereador Fernando Milanez (PMDB).

A outra sessão solene do período acontece às 16h da sexta-feira (6) para outorga da Comenda Cultural Ariano Suassuna ao escritor bispo Robson Lemos Rodovalho, em uma propositura da vereadora Eliza Virgínia (PSDB). A vereadora propôs a Comenda ao escritor em reconhecimento às suas diversas obras, em especial, ao seu último lançamento, o livro “Ciência e Fé”, que atingiu o 2º lugar dos livros mais vendidos do Brasil no período do seu lançamento.

Blog com CMJP

Nenhum comentário:

Postar um comentário