sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Governo realiza campanha sobre esclerose múltipla



Uma ação educativa, realizada nesta sexta-feira (30), marcou o Dia Nacional de Conscientização sobre Esclerose Múltipla. O evento aconteceu em João Pessoa, na praia de Tambaú. No local, foi oferecido um café da manhã com distribuição de material sobre sintomas, diagnóstico e tratamento da doença.

Quando eu recebi o diagnóstico pensei que fosse ficar em cadeira de rodas, pois tenho uma cunhada que sofre do mesmo problema e hoje não pode mais andar”, conta a comerciante Yonara Dias Pinto, 42, moradora do conjunto Cidade Universitária, em João Pessoa.  Ela lembra que descobriu a doença há três anos, depois de sentir formigamento, dormência e dificuldade para andar.

“Quando tive conhecimento do diagnóstico pensei que não iria poder cuidar da minha filha, mas graças a Deus estou em tratamento e hoje me sinto uma pessoa normal”. A comerciante é atendida no Centro de Referência em Esclerose Múltipla da Paraíba (Crem-PB), onde recebe acompanhamento médico e psicológico.

De acordo com a coordenadora do Crem-PB, a  neurologista Bianca Oliveira, a Paraíba tem 165 pessoas  portadoras da esclerose múltipla e, desse total, 115 são cadastradas no Centro. O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, Funad, Associação Paraibana de Esclerose Múltipla e secretarias municipais de saúde, realiza busca ativa em toda a Paraíba com objetivo de identificar pacientes portadores da doença.

Serviço – O Centro de Referência em Esclerose Múltipla da Paraíba (Crem-PB)  funciona na Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad).

A presidente da Funad, Simone Jordão, destacou a importância dessa parceria com a Secretaria de Estado da Saúde: “É importante porque agora há um Centro de Referência onde é feito o diagnóstico precoce, tratamento e reabilitação das pessoas de todo Estado, que viviam sem nenhuma assistência para a esclerose múltipla”, disse.

A equipe multiprofissional do Crem-PB é composta por médico neurologista, enfermeiro, técnico de enfermagem, assistente social, fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudiólogo, nutricionista e farmacêutico. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Para outras informações, a população pode ligar para os telefones (083) 3214-7879, 3243-8466 e 3243-8763, ramal 206.

Secom/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário