terça-feira, 27 de agosto de 2013

Bibliotecas deverão disponibilizar acervo para deficientes visuais




Um projeto de lei apresentado na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) quer garantir que as pessoas portadoras de deficiência visual tenham mais acesso a livros adaptados para sua leitura. O texto, de autoria do vereador Lucas de Brito (DEM), estabelece que as bibliotecas privadas que possuem atendimento ao público deverão manter pelo menos 5% de seu acervo em formatos acessíveis para este fim.

Segundo o projeto, as bibliotecas da Capital ficariam obrigadas a incluir em seus acervos literatura impressa no Sistema Braille e em áudio. O material deverá abranger obras literárias diversas, didáticas, artísticas, científicas, filosóficas, infanto-juvenis, histórias em quadrinhos, ficção, periódicos, títulos clássicos da literatura brasileira e universal, gramática e dicionários.

Lucas de Brito lembra que a atual Constituição Federal garante aos portadores de deficiência o exercício de direitos fundamentais, essenciais à prática da cidadania. “É obrigação de todos assegurar aos portadores de deficiência a integridade da preservação de seus direitos básicos, inclusive daqueles que se referem à educação, à saúde e à inclusão social”.

Sobre o método Braille de escrita e leitura, o parlamentar destaca que este foi desenvolvido há quase duzentos anos, sendo aperfeiçoado progressivamente e ainda se apresenta como o único meio de leitura que, com o tato e uma estrutura organizada de símbolos, habilita o deficiente visual a compreender o mundo.

“Com o surgimento de novos facilitadores e equipamentos, houve uma tendência de diminuição do uso do Braille, contudo a introdução e a utilização dos livros sonoros e digitalizados, apesar de relevantes, devem apresentar-se como suplementar em vez de substitutivo”, avalia o parlamentar. 

Assessoria do vereador

Nenhum comentário:

Postar um comentário