quinta-feira, 1 de março de 2012

Luiz Couto pede ação firme no combate aos sequestros relâmpagos no País

O deputado Luiz Couto (PT-PB) manifestou nesta quarta-feira(29), em Plenário, preocupação com o aumento  no número dos chamados sequestros relâmpagos no País. Ele citou que já são mais de 2 milhões e 400 mil vítimas desse tipo de crime. “Só aqui, em Brasília, nesta semana, em pouco mais de cinco horas foram registrados cinco sequestros relâmpagos”, citou. Luiz Couto explicou que quadrilhas se organizam, sequestram e telefonam para familiares pedindo recompensa pela soltura da vítima.


“Muitas vezes, pegam os cartões, vão aos caixas eletrônicos para tirar dinheiro e, depois de algum tempo, liberam as pessoas, quando liberam. Outras vezes, quando as vítimas reconhecem esses bandidos, são assassinadas”, lamentou Luiz Couto. Ele propôs que a Câmara se debruce, principalmente, sobre a necessidade de se fazer uma profunda reforma do sistema de segurança pública no País.


“Esse sistema que está aí não atende mais. É um sistema que investe na repressão. Muitas vezes prende, mas, depois de quatro horas, ou dois ou três dias, esses bandidos são soltos, porque com os advogados conseguem logo a liberação”, lamentou. Para Luiz Couto é fundamental que o Parlamento trate com urgência da questão da segurança pública, “para que os cidadãos tenham o direito de ir e vir sem serem molestados, assaltados e assassinados”.


Luiz Couto destacou ainda outro tipo de crime que vem ocorrendo com frequência no País: a execução sumária. “Ontem mesmo, em São Paulo, um advogado foi executado com 20 tiros. Isso mostra que devemos ter muito cuidado ao enfrentar o crime organizado em nosso País”, disse.  Esse combate, continuou o deputado, vai exigir muito de todos nós. “Por isso, é fundamental que o governo federal, por meio do Ministério da Justiça, coloque como prioridade o combate ao crime organizado, cabendo a todos nós fazermos esse combate no dia a dia”, concluiu.

Assessoria do parlamentar

Nenhum comentário:

Postar um comentário