terça-feira, 6 de março de 2012

A inauguração da galeria “Mulheres no Parlamento”, no prédio do Memorial Parlamentar,  abriu oficialmente na manhã desta terça-feira (06.03) a programação oficial do Poder Legislativo da Paraíba alusiva ao Dia Internacional da Mulher. A inauguração ocorreu às 9:30h, e foi feita pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Marcelo (PSDB),  com a participação da bancada feminina na Casa de Epitácio Pessoa e da presidente da Associação Promocional do Pode Legislativo, Crisneilde Rodrigues.
O presidente Ricardo Marcelo, durante a solenidade, que a Galeria é uma homenagem justa à mulher, ao tempo que visa preservar a história do Legislativo Estadual, no tocante a participação feminina na construção do Poder Legislativo da Paraíba.  “Ao abrir este espaço, o Legislativo Estadual reconhece e valoriza a participação das mulheres paraibanas na política”, declarou.
A segunda solenidade do dia foi realizada no Auditório João Eudes, no prédio-sede da Assembleia Legislativa, às 10:00h, ocasião em que a ALPB prestou homenageou com entrega de placas à mulheres, em reconhecimento aos  relevantes serviços prestados à sociedade paraibana. A solenidade foi presidida pela presidente Crisneilde Rodrigues, que entregou placas as senhoras Dona Maria (parteira de Belém), Pretinha (atleta), Soia Lima (atriz), Helena Holanda (professora) e as líderes indígenas conhecida como Comadre de Marcação e Cida de Caiana dos Criolos.
A presidente Crisneilde Rodrigues ressaltou, ao abrir a solenidade, que a homenagem que o Poder Legislativo presta às mulheres é um reconhecimento ao trabalho de pessoas que, mesmo parecendo anônimas, contribuíram com lições de vida para a formação do povo  paraibano, em suas diferentes atividades. “As mulheres, que aqui estão sendo homenageadas são exemplos para a Paraíba, com suas histórias de vida, seus processos de aprendizagem e o lugar que ocupam na sociedade em que vivem”, ressaltou.
O evento foi prestigiado pelas atuais deputadas deputada Francisca Motta (PMDB), Léa Toscano (PSB), Gilma Germano (PPS), Daniella Ribeiro (PP), Eva Gouveia (PSD), e pelas ex-deputadas Estefânia Maroja e Nadja Palitot. “É motivo de satisfação para nós, mulheres, e principalmente para as que  passaram e para as que estão nesta Casa Legislativa participar desta solenidade que, antes de tudo, homenageia a mulher, mostrando sua história e seu papel no parlamento estadual”, comentou a ex-deputada Nadja Palitot.
As comemorações visam ressaltar a importância da presença feminina no Parlamento Estadual, desde Vani Braga,  que foi a primeira deputada estadual eleita em 1982, até a atual legislatura de 2010, que conta com seis representantes - Daniela Ribeiro, EvaGouveia, Francisca Mota, Gilma Germano, Léa Toscano e Olenka Maranhão.
 A homenagem passa ainda pelas deputadas já falecidas Geralda Freire e Terezinha Pessoa, que atuaram na década de 80, até outras que iniciaram mandatos ainda na década de 90, como Lúcia Braga, Iraê Lucena, Socorro Marques, Dona Dida, Estefânia Maroja, Narrimam Xavier, Zarinha e Marta Ramalho. E tem ainda aquelas que iniciaram seus mandatos no século 21, mas que não têm mandato atualmente, como Edina Wanderley, Gianina Farias, Lucinha Monteiro, Nadja Palitot e Flora Diniz.
A programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher será encerrada na tarde desta quinta-feira (08.03), com a realização de uma sessão especial em homenagens às mulheres paraibanas. A sessão especial foi proposta pelas deputadas Daniella Ribeiro e Gilma Germano e abordará o tema “80 Anos da Conquista Feminina do Direito ao Voto”.
Codecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário