quinta-feira, 15 de março de 2012

População da Grande João Pessoa assimila mensagem do Governo e apoia campanha contra o tabagismo‏

A campanha contra o tabagismo promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde e da Agência Estadual de Vigilçância  Sanitária (Agevisa), teve o apoio da população da Grande João Pessoa, que entendeu a mensagem relacionada aos perigos do consumo de produtos derivados do fumo e participou ativamente das atividades realizadas desde o início da semana na Capital paraibana.

O ponto alto da campanha foi a mobilização realizada na tarde desta quinta-feira (15) – Dia Estadual de Combate ao Fumo, no Busto de Tamandaré, em Tambaú. Em parceria com servidores da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa e da Secretária de Estado da Educação, os técnicos da SES e da Agevisa prestaram esclarecimentos à população sobre os riscos do uso de produtos derivados do fumo.

Os trabalhos tiveram ainda a parceria de alunos e profissionais ligados à Faculdade de Enfermagem Nova Esperança (Facene), de João Pessoa, que ofereceram serviços de verificação da pressão arterial, de identificação do tipo sanguíneo e ainda de taxas de glicose, e fizeram uma exposição de pulmões infectados pela nicotina. O pessoal do Procon-JP, comandado pelo secretário executivo Sandro Targino, também se fez presente na mobilização, reforçando o alerta para os danos causados pelo fumo.

Segundo afirmou o diretor geral da Agevisa, Jailson Vilberto de Sousa e Silva, o tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um problema de saúde pública global, e se constitui na segunda maior causa de mortes no mundo.

"O tabagismo é um problema de saúde pública que desencadeia e agrava condições de hipertensão e diabetes, aumentando também o risco de os usuários desenvolverem tuberculose, e por consequência, chegarem a perder a própria vida”, acrescentou a diretora técnica de Ciência e Tecnologia Médica e Correlatos da Agevisa, Helena Teixeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário