quarta-feira, 13 de junho de 2012

SEE realiza Seminário de Educação em Direitos Humanos e Cidadania e lança Prêmio de Redação

A Secretaria de Estado da Educação (SEE) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizam nesta quarta-feira (13) o I Seminário Paraibano de Educação em Direitos Humanos e Cidadania. O evento acontecerá das 8h30 às 17h, no auditório da Escola Superior da Magistratura (Esma), no Altiplano, em João Pessoa.

O evento contará com a presença do governador em exercício Rômulo Gouveia. O evento será aberto pelo secretário de Estado da Educação, Harrison Targino. Após a abertura, acontecerá o lançamento do Prêmio Estadual de Redação João Pedro Teixeira, iniciativa da SEE, por intermédio da Gerência Operacional de Integração Escola Comunidade (Goiesc), em atendimento ao que preconiza a Declaração Universal dos Direitos Humanos com relação ao direito e à liberdade de todos os povos e de todas as nações.

O I Seminário Paraibano de Educação em Direitos Humanos e Cidadania contará com duas mesas redondas. Pela manhã, será realizada a mesa redonda “Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos”, com a presença da coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania da UFPE, Ainda Monteiro; do coordenador do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos, José Baptista de Melo Neto, e da coordenadora do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da UFPB, Maria de Nazaré Tavares Zenaide.

Às 14h acontecerá a mesa redonda “Educação em Direitos Humanos na Paraíba: projetos e ações”, que será realizada por uma equipe de educadores e gestores das Gerências Regionais de Educação do Estado, sob a coordenação de Hygia Margareth, da Gerência Operacional de Integração Escola Comunidade (Goiesc) da SEE. Ao final do evento será assinada a Carta de Compromisso da Paraíba com a Educação em Direitos Humanos.

Segundo o secretário Harrison Targino, o Prêmio Estadual de Redação João Pedro Teixeira tem como objetivos estimular e promover o conhecimento da história de João Pedro Teixeira e das lutas camponesas na Paraíba, contribuir para a formação da consciência crítica de estudantes e professores das escolas da rede estadual, e promover e divulgar as Ligas Camponesas Paraibanas como parte do patrimônio histórico cultural brasileiro.

João Pedro Teixeira – O paraibano João Pedro Teixeira foi fundador da primeira liga camponesa na Paraíba e é considerado um mártir da luta pela terra no Nordeste do País, a exemplo do acreano Chico Mendes, que se notabilizou na defesa do seringal e do meio ambiente na região amazônica. Sua viúva, Elisabete Teixeira, participará do I Seminário Paraibano de Educação em Direitos Humanos e Cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário