quarta-feira, 20 de junho de 2012

Defesa Civil permanece monitorando áreas de risco mesmo após as chuvas‏

As chuvas cessaram e a Coordenadoria da Defesa Civil divulgou boletim na tarde desta quarta-feira (20) informando que as ações emergenciais já foram controladas, mas que o órgão continua monitorando as áreas de risco na cidade de João Pessoa. As águas do Rio Jaguaribe ainda estão com o nível acima do normal, mas devem diminuir nas próximas horas. A previsão da Agência Executiva de Gestão de Águas do Estado da Paraíba (Aesa) é que não ocorram mais chuvas até o fim do dia.

Desde a madrugada de terça-feira (19), a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) monitora comunidades ribeirinhas e pontos de alagamento que podem oferecer riscos a população. Foram vistoriadas áreas no Timbó (Bancários), São Rafael (Castelo Branco), Comunidade do ‘S’, no Baixo Roger, Saturnino de Brito (Varadouro), São José, entre outras.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Noé Estrela, os estragos poderiam ter sido maiores se não fosse o Plano de Contingência realizado pela prefeitura previamente. “Nós realizamos um trabalho preventivo muito forte nas comunidades de João Pessoa que evitou o maior prejuízo para a população”, disse.

Famílias- Até a noite dessa terça-feira (19), 160 pessoas das comunidades São José, Timbó e Saturnino de Brito foram removidas de suas moradias para abrigos provisórios nas escolas municipais Nazinha Barbosa (Manaíra), Alice Carneiro (Manaíra), Damásio Franca (Saturnino de Brito), igreja Menino Jesus de Praga (Bancários) e Centro de Referência da Cidadania (Bancários).

A Secretaria de Desenvolvimento Social do Município (Sedes) está realizando o trabalho de assistência oferecendo os cuidados básicos como o local para repousarem, cesta básica, assistência médica, colchões e cobertores.

Previsão– De acordo com Carmen Decker, metereologista da Aesa, não há previsão de chuvas para esta quarta-feira, mas podem ocorrer chuvas eventuais nos próximos dois dias. “Existe uma tendência de retorno das chuvas nestas quinta e sexta-feira, de forma moderada”, afirmou. Ela acrescentou que até hoje já choveu mais do que o esperado para todo o mês de junho. “Estávamos esperando uma precipitação de 301 mm e já choveu o equivalente a 378,5 mm”, detalhou.

24 horas - Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil através do número 0800-285-9020, disponível 24 horas todos os dias da semana. A chamada é gratuita. Além da Defesa Civil, estão participando das operações a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob).

Secom/JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário