terça-feira, 26 de junho de 2012

Governo realiza I Seminário Estadual sobre Enfrentamento à Violência nas Escolas nesta terça-feira (26)‏

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), realiza, nesta terça-feira (26), o I Seminário Estadual sobre Enfrentamento à Violência nas Escolas. O evento acontecerá das 8h30 às 18h no Hotel Caiçara para gestores escolares e presidentes de Conselhos Escolares da 1ª Gerência Regional de Educação (GRE), em João Pessoa. O objetivo é ampliar e fortalecer o diálogo sobre a cultura da boa convivência, na perspectiva de forjar um mundo mais digno, justo, solidário e, acima de tudo, sem violência.
“Com este seminário queremos consolidar o Plano de Enfrentamento à Violência nas Escolas e capacitar os gestores e presidentes de Conselhos Escolares da 1ª Regional sobre a importância de refletir e discutir sobre a paz na escola, a tolerância nas relações interpessoais e uma programação de eventos no combate à violência”, destacou o secretário de Estado da Educação, Harrison Targino, que abrirá o evento.
Logo após a abertura, será ministrada a palestra “Mais que enfrentamento à violência, um processo de paz”, pela secretária executiva de Estado da Educação, Márcia Lucena. Pela manhã, ainda acontecerão as palestras: “O lugar da escola no enfrentamento à violência contra a mulher”, que será proferida pela secretária executiva de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH), Gilberta Santos Soares, e “Construindo uma cultura de paz na diversidade humana”, pelos membros do MovPaz José Cláudio Júnior e Matheus
Laureano.
À tarde, a programação continua com as palestras: “Ações articuladas de educação e segurança”, que será proferida pelo secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (SEDS), Cláudio Coelho Lima; “O diretor da escola como agente de prevenção inserido na comunidade escolar”, que será ministrada pelo comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller de Assis Chaves; “Segurança Comunitária”, pelo comandante da Polícia Comunitária, tenente coronel Marcos Sobreira; “Proerd – Polícia, Escola e Família”, proferida pela coordenadora do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) capitã Ticiana de Lima Soares; e “A disciplina e o enfrentamento à violência”, que será ministrada pela promotora de justiça de Defesa da Educação, Fabiana Lobo. Ao final das palestras acontecerão socializações com perguntas e respostas.
O I Seminário Estadual sobre Enfrentamento à Violência nas Escolas propõe disseminar o diálogo promotor da cultura de paz, intermediado pelos aspectos da educação, dos direitos
humanos e da segurança, possibilitando a reflexão e a aceitação dos valores e práticas da boa convivência.
Esta programação dá sequência a uma série de eventos que estão sendo realizados na Capital, que abordam a questão da violência na escola e em seu entorno. “Estamos realizando um levantamento das situações mais difíceis de violência que estão acontecendo no entorno das escolas para uma intervenção mais efetiva da Patrulha Escolar e das ações de inteligência e intervenção policiais. No entanto, não se faz enfrentamento à violência militarizando a escola, mas discutindo com os professores, alunos e a comunidade escolar, buscando desta forma evitar que fatos que desrespeitem a dignidade humana não se repitam”, argumentou o secretário Harrison Targino, acrescentando que seminários idênticos acontecerão nas outras Gerências Regionais de Educação do Estado. 
 Secom/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário