segunda-feira, 18 de junho de 2012

Oito mil crianças são imunizadas no ‘Dia D’ de vacinação contra Pólio

Mais de 8 mil crianças, com idade entre zero e cinco anos, foram imunizadas em João Pessoa no ‘Dia D’ da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Paralisia Infantil, realizada no último sábado (16). No primeiro dia de mobilização a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), disponibilizou 210 pontos de vacinação entre postos fixos e volantes. Cerca de 900 profissionais da saúde trabalham das 8h às 17h na imunização das crianças.

Durante a abertura oficial do evento, realizada na USF José Américo, o prefeito Luciano Agra destacou que a prevenção é uma estratégia essencial e esta campanha promovida pela SMS, aliada à participação popular, é fundamental para manter a doença erradicada do país. “O trabalho preventivo é importantíssimo. Com uma simples ida ao posto de vacinação, evita-se que a família sofra com a doença e a criança se torne um adulto que tenha de receber um acompanhamento médico a vida inteira”, ressaltou o prefeito.

A estimativa é que 52 mil crianças sejam vacinadas até o dia 6 de julho, quando é finalizada a campanha. A coordenadora de imunização da SMS, Chiara Dantas, disse que 57 mil doses da vacina estão sendo disponibilizadas nos postos. “Temos como meta imunizar 52 mil crianças, chegando a 95% crianças vacinadas. Os pais devem ficar atentos a algumas restrições a vacina, como não devem ser vacinadas as crianças que tenham imunodeficiência congênita ou adquirida ou estejam em tratamento com corticosteróide por mais de duas semanas; ou aquelas vítimas de infecções agudas, com febre acima de 38 ºC, diarreia e/ou vômito intensos; ou ainda que tenham hipersensibilidade conhecida ao componente da vacina”, explicou.

Poliomielite –A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa viral aguda que pode provocar a paralisia dos membros inferiores ou até levar à morte. O vírus se instala e se multiplica no tubo digestivo e logo pode invadir o sistema nervoso central e atacar as células motoras. O último caso da poliomielite no Brasil aconteceu em 1989, no município paraibano de Sousa e, desde então, a doença está erradicada no país graças às campanhas contínuas promovidas pelo Ministério da Saúde (MS).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário