terça-feira, 11 de junho de 2013

Projeto de lei quer garantir dispositivos de segurança em cães ferozes nas vias públicas da cidade



Um projeto de autoria do vereador Marco Antônio (MD), o qual torna obrigatório o uso de dispositivos como estranguladores e focinheiras em cães de grande porte nas vias públicas da cidade, tramita nas Comissões da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). De acordo com o projeto, ficam os donos de cães de raça de grande porte, a exemplo de pit bull, rottweiller e fila, obrigados a utilizar dispositivos de segurança como coleiras munidas de estranguladores e focinheiras ao circularem com seus respectivos animais nas ruas, praças e parques da Capital.

O documento ainda preconiza que os animais referidos na lei somente podem ser conduzidos por adultos com força suficiente para contê-los em caso de rebeldia. A desobediência acarretará uma multa de tantas Unidades de Fiscais de Referência (Ufirs) forem estipuladas pela secretaria que regulamentará o assunto. À Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) cabe a disponibilização, para as vítimas, de um número de telefone 0800 do plantão da Guarda Municipal, que adotará as providências cabíveis para cada caso.

Considerando que ninguém poderá se omitir ou ficar indiferente às situações e que a falta de cuidados com determinadas raças de cães têm provocado traumas, ferimentos e até mortes de pessoas, notadamente crianças, tomamos a iniciativa de propor a presente lei a fim de que possamos reduzir os índices de ataques de cães a seres humanos”, justificou o parlamentar.


CMJP

Nenhum comentário:

Postar um comentário