quinta-feira, 27 de junho de 2013

PAC EQUIPAMENTOS: Ricardo e ministro entregam 157 máquinas que beneficiam 84 mil agricultores


Os prefeitos de municípios paraibanos receberam, na manhã desta quinta-feira (27), 157 novas máquinas retroescavadeiras e motoniveladoras. Em solenidade no auditório do shopping Sebrae, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e o governador Ricardo Coutinho entregaram aos gestores municipais os termos de doação de 90 máquinas motoniveladoras e 67 retroescavadeiras relativas a 4ª etapa do PAC Equipamentos.

Somente nesta fase, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) está investindo R$ 42 milhões, beneficiando 84 mil agricultores. O programa prevê a entrega de mais de 400 máquinas retroescavadeiras e motoniveladoras para municípios em situação de emergência. A Paraíba já recebeu 184 máquinas, sendo 144 retroescavadeiras e 40 motoniveladoras, representando um investimento da ordem de  R$ 80 milhões.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas,  anunciou a entrega de uma pá-carregadeira, um caminhão caçamba e um caminhão pipa para os municípios localizados no semiárido e com até 50 mil habitantes. “Hoje estamos zerando a entrega das retroescavadeiras na Paraíba e serão entregues em breve mais 70 motoniveladoras.”   

Pepe Vargas destacou que a medida visa dar continuidade ao projeto de melhoramento das condições das estradas vicinais e facilitar o escoamento da produção nos municípios onde a população agrícola é advinda principalmente da agricultura familiar. “Todos esses equipamentos são comprados da indústria nacional, o que contribui também para a geração de empregos nos grandes centros urbanos.”, completou.

O governador Ricardo Coutinho disse que muitos prefeitos não teriam condições financeiras para a compra dos equipamentos que chegam para auxiliar o trabalho de recuperação das estradas vicinais e pequenos barreiros que vinham sendo realizados com muito esforço pelo Departamento de Estradas e Rodagens (DER).

“Esses equipamentos darão uma independência para que em alguns anos os prefeitos tenham condições de recuperar todas as estradas vicinais e melhorar o escoamento da produção e barreiros para armazenamento de água. Tenho certeza que a medida vai ajudar a melhorar a vida do homem do campo, principalmente os agricultores familiares ”, avaliou. 

A prefeita de Cajazeiras, Denise Oliveira, disse que utilizará a retroescavadeira para o desassoreamento dos açudes e barreiros de forma a armazenar água quando chover, e as motoniveladoras para melhorar as estradas vicinais na zona rural. “Estamos vivendo um momento de grave estiagem no qual as poucas chuvas não são suficinetes para encher os nossos reservatórios, mas apenas para amenizar a seca na chamada seca verde”, observou.

A prefeita de Monteiro, Edna Henrique, recebeu hoje uma motoniveladora e disse que vai contribuir para o desenvolvimento do município que tem uma das maiores extensões territoriais. “Há 30 anos que o município possuía apenas uma patrol que não dava para abranger todas as estradas e manutenção dos barreiros e açudes. Já recebemos a retroescavadeira no mês passado e agora teremos a motoniveladora, que auxiliará na melhoria das estradas da zona rural. É um apoio muito grande do Governo Federal”, completou.

Por sua vez, o prefeito Francisco das Chagas, de São Mamede, disse que os equipamentos vão beneficiar mais de 400 famílias de agricultores familiares.  “Neste período de estiagem as máquinas vão auxiliar bastante para armazenar a água e melhorar as condições de nossas estradas utilizadas para escoar a produção agrícola”,destacou. 

Integraram ainda a mesa de honra da solenidade de entrega dos equipamentos o vice-governador Rômulo Gouveia; os deputados federais Luiz Couto e Benjamin Maranhão; o deputado estadual João Gonçalves; secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado, Marenilson Batista; a delegada regional do Ministério do Desenvolvimento Agrário na Paraíba, Giucélia Figueiredo; o presidente da Federação dos Municípios da Paraíba (Famup), Buba Germano; o presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura na Paraíba (Fetag), Liberalino Ferreira; a representante da Rede Estadual dos Colegiados dos Territórios da Paraíba, Márcia Dorneles; e o superintendente do Sebrae na Paraíba, Luiz Alberto Amorim.          

Nenhum comentário:

Postar um comentário