terça-feira, 4 de junho de 2013

Bruno Farias apresenta projeto de lei que visa prevenção de lesões medulares


Sensibilizado com as vítimas de lesões por mergulho em águas rasas, o vereador Bruno Farias (PPS) apresentou dois projetos de lei, na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) dessa terça-feira (04), relativos ao tema.

O primeiro institui “A Semana de prevenção de lesões medulares provocadas por mergulho em águas rasas”. Em sua justificativa o vereador explica que esse tipo de acidente é um dos poucos que pode ser prevenido com a informação.

Foram realizadas algumas campanhas, e constatadas que as escolas atingidas por aquela divulgação, mostraram índice em torno de 90% de retenção da informação sobre os riscos relacionados ao mergulho em águas rasas. “A faixa de pessoas que são lesionadas por este tipo de acidente – que em quase na totalidade dos casos leva à tetraplegia, são crianças e jovens, por isso que a divulgação em locais de circulação desse público, bem como clubes, cidades litorâneas e de lagos, é muito importante para a prevenção”, ilustra Bruno.

Segundo o vereador, alguns estudos americanos mostram a redução de 40% no número de acidentes por mergulho em águas rasas graças a campanhas de conscientização. “Por isso, proponho a criação de uma semana de prevenção a lesões medulares provocadas por mergulho em águas rasas – no final de novembro. Esta semana servirá como um chamariz para que a sociedade possa debater esse tema”.

O outro projeto ‘disciplina a prevenção de acidentes em piscinas e dá outras providências’. O objetivo é determinar que nas piscinas de uso público ou coletivo sejam disponibilizadas, dentre outras, informações sobre a profundidade do tanque, informações sobre os riscos de lesão medular e afogamento em casos específicos.
“Entendemos que essa medida, ainda que restrita, poderá contribuir eficientemente para a divulgação de conhecimento de suma importância para usuários de piscinas e para os responsáveis por estes, principalmente de que mergulhos, especialmente em águas rasas, podem causar lesões medulares, exigindo, portanto, cuidado e atenção”, explicou Bruno.

Outras medidas preventivas apresentadas no projeto dizem respeito à presença de salva-vidas capacitados para o adequado resgate da vítima e à proibição de que banhistas alcoolizados façam uso do tanque. “Acreditamos que as medidas propostas poderão contribuir para a redução das terríveis estatísticas de acidentes em piscinas, abrindo, ademais, um espaço para a discussão da prevenção desse tipo de acidente” finalizou. 
Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário