terça-feira, 11 de junho de 2013

Governo do Estado participa de encontro do programa Cidades Emergentes e Sustentáveis



O Governo do Estado, por meio da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), está participando do encontro Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis (Ices), realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Caixa Econômica Federal (CEF). O evento é realizado até o final da tarde desta terça-feira (11), na Estação Cabo Branco, em João Pessoa.
O objetivo do encontro é criar um diagnóstico da capital paraibana nas áreas ambiental, urbana, fiscal, mobilidade urbana e eficiência energética. Estes dados vão nortear o investimento de U$ 100 milhões que serão realizados pelo BID em João Pessoa, a fim de que a cidade cresça de forma sustentável.
Durante as apresentações técnicas, o presidente da Aesa, João Vicente Sobrinho, detalhou o trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado nos mananciais para garantir a segurança hídrica da Capital e descreveu os índices dos principais reservatórios. “Atuamos em parceira com Sudema e Cagepa para garantir água de qualidade aos pessoenses. Atualmente João Pessoa está em uma situação privilegiada em relação a outros municípios. O reservatório de Marés, que abastece a cidade, tem capacidade para mais de dois milhões de metros cúbicos e atualmente está com 85% deste total”, informou na palestra.
Açudes – Continua sangrando o reservatório Olho d’Água, que fica localizado na cidade de Mari e tem capacidade para 868 mil metros cúbicos. Outros 74 açudes estão com volume de água acima de 20% de sua capacidade total e 34 estão com volume abaixo de 20% do total. A situação é crítica em 14 mananciais, com menos de 5% do volume. A relação detalhada dos 122 mananciais monitorados pela Aesa pode ser acessada no portal www.aesa.pb.gov.br. Na página também são disponibilizadas a previsão do tempo e temperatura com informações atualizadas a cada 12 horas.
Secom/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário