terça-feira, 11 de junho de 2013

Projeto cria programa para fortalecer o papel da mulher na política


A deputada Daniella Ribeiro (PP) apresentou nesta terça, 11, um projeto de lei que institui o programa estadual “Mulher na Política”, com a finalidade de incentivar a participação feminina na atividade política. A ideia, segundo a parlamentar, é mudar a realidade da Paraíba, que hoje ainda tem uma das menores ocupações de mulheres nos espaços de poder e na política.

 “Se é uma realidade a introdução de cotas de participação das mulheres nas eleições, outras ações afirmativas são necessárias e estamos propondo um programa que tenha o perfil de criar oportunidades para as mulheres”, comentou Daniella Ribeiro.

Este programa terá o papel de conscientizar as mulheres sobre a importância de sua participação na política; elaborar e distribuir material informativo sobre os meios de participação na atividade política, os procedimentos para filiação em partido político e demais informações essenciais a respeito do tema; incentivar as mulheres filiadas a partido político a concorrerem a cargos eletivos e incentivar às demais a filiar-se a partido político com o qual tenham afinidade ideológica e viabilizar a realização de palestras, seminários e cursos sobre capacitação e participação das mulheres na política.

 “Nós queremos contribuir para que o conceito de democracia tenha significado verdadeiro, porque as políticas e a legislação são decididas majoritariamente por homens. Assim, precisamos de ações que promovam a consciência política, o respeito ao principio da igualdade nos partidos políticos, a participação mais efetiva nas eleições e o compartilhamento de responsabilidades políticas”, destacou a deputada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário