quinta-feira, 23 de maio de 2013

Prefeitura de João Pessoa leva saúde para moradores de rua



Fazer chegar às pessoas em situação de rua e com uso abusivo de drogas os serviços de saúde é o principal objetivo do programa Consultório na Rua, uma ação da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Referência no país, o projeto atende a uma média mensal de 350 pessoas. As três equipes multiprofissionais que fazem a cobertura no município contam com um total de 500 usuários cadastrados.

De acordo com Karina de Almeida, responsável pela área temática de Saúde Mental da SMS, o Consultório na Rua tem como princípio abordar os diferentes tipos de demandas e necessidades de saúde da população em situação de rua – incluindo pessoas em sofrimento decorrente de transtorno mental, vulnerabilidade social, consumo de crack, álcool e outras drogas.

“As pessoas que vivem nas ruas raramente procuram o serviço de saúde. Elas suportam os sintomas de doenças e recorrem à rede ambulatorial em último caso, com vários problemas de saúde. É para esse tipo de usuário que foi concebido o Consultório na Rua”, disse. Segundo ela, o projeto busca a prática da Redução de Danos e da Atenção Integral em suas abordagens.

A coordenadora destacou o que o diferencial do serviço é a presença dos profissionais de saúde aliados aos agentes sociais. “A equipe leva os serviços de saúde e, ao mesmo tempo, procura se aproximar da parcela da população em condição de vulnerabilidade por meio da cultura, como capoeira, hip hop e outros elementos artísticos”, explicou.

Equipes – Cada uma das três equipes é formada por um enfermeiro, um psicólogo, um assistente social e os agentes sociais. “Trabalhamos com usuários respeitando a sua individualidade, mas direcionando aos serviços de atenção à saúde”, acrescentou Karina.

Segundo ela, é preciso levar saúde à população que fica à margem desses serviços e tentar mudar a ideia de que só se deve ir ao serviço de saúde em condição de emergência ou internamento. “Essas pessoas também devem ter acesso a um serviço que melhore um pouco a qualidade da saúde delas”, enfatizou.

Atividades – As principais atividades desenvolvidas pelas equipes do Consultório na Rua em João Pessoa são:
·       Levantamento das áreas de circulação e concentração de pessoas em situação de rua;
·       Atendimentos de enfermagem e escuta psicológica in loco;
·       Atividades preventivas e educativas com distribuição de preservativos, cartilhas e kits de saúde bucal;
·       Orientações sobre higiene bucal, prevenção de DSTs, hepatites, tuberculose e teste rápido para HIV;
·       Encaminhamento das demandas aos serviços de referência;
·       Ações lúdicas (como arte-terapia e oficinas de capoeira e de música, para o estabelecimento de vínculo e resgate da cidadania e a redução do estigma).

Secom/JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário