terça-feira, 14 de maio de 2013

Mais de 150 atrações vão animar o ‘São João Pra Valer’ em JP

Gilberto Gil, Antônio Barros e Cecéu, Nando Cordel, Cavalo de Pau, Mastruz com Leite, Santanna, Genival Lacerda e Banda Encantu’s estão entre as mais de 150 atrações do ‘João Pessoa – São João Pra Valer’, lançado na manhã desta terça-feira (14) pelo prefeito Luciano Cartaxo. A programação inclui ainda cultura popular, Festival de Quadrilhas e a Vila Gastronômica. O evento acontece no Centro da Capital, além dos polos descentralizados em cinco bairros, em um investimento de R$ 2,7 milhões.

No Ponto de Cem Réis, a festa junina segue de 21 a 29 de junho. A programação começa a partir das 19h e segue até às 2h, ampliando assim o horário do evento em relação aos últimos anos. A previsão é que no Centro da cidade, que compreende o Ponto de Cem Réis; Praça Rio Branco e Praça Dom Adauto, onde ocorre o Festival de Quadrilhas, circule um público de 80 mil pessoas por noite.

Durante o lançamento, o prefeito Luciano Cartaxo destacou o desejo de marcar as festividades de São João como parte do calendário cultural e turístico da Capital. “O São João é a mais importante festa nordestina e uma forma importante de movimentar a economia e o turismo. Estamos fazendo isso com uma programação de qualidade, diversificada e democrática, que homenageia Antônio Barros e Cecéu”, afirmou.

De acordo com o diretor da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Maurício Burity, o evento vai ter como destaque a realização de uma festa para a população. “Teremos atrações de qualidade e que agradam todos os gostos. A festa é democrática e pensada com carinho para atender a toda a população”, disse.

Homenageados - Os homenageados destacaram a emoção de serem lembrados neste momento de renovação da festa na Capital. “Nos sentimos honrados pela sensibilidade da Prefeitura. João Pessoa terá um grande São João”, afirmou Cecéu. Antônio Barros lembrou a trajetória da dupla. “Temos mais de 700 gravações e 150 clássicos, e é muito bom ser lembrado e festejado em vida”, declarou.

O evento foi animado pela apresentação de Pinto do Acordeom, que também cantou ao lado dos homenageados. A abertura da solenidade de lançamento do ‘João Pessoa – São João Pra Valer’ ficou por conta da banda Os Gonzagas, que misturou a sanfona, o triângulo e o zabumba com o som da bateria, guitarra e baixo, junção que garantiu performances marcantes de clássicos da música nordestina.

Participaram da festa de lançamento os vereadores Ubiratan Pereira, Djanilson Fonseca, Dinho, Eduardo Fuba, Benilton Lucena, João Almeida, Marmuthe Cavalcante, Helton Renê, Santino e Bosquinho. Também prestigiaram o evento o presidente da Liga de Quadrilhas, Édson das Quadrilhas, o presidente da ABIH, Inácio Nunes, e o superintendente da Caixa Econômica Federal na Paraíba, Elan Miranda.

Ponto de Cem Réis – A Praça Vidal de Negreiros, conhecida como Ponto de Cem Réis, vai ser palco para o show de 36 atrações, incluindo a cultura popular. A programação começa a partir das 19h durante os nove dias de festa junina.

Na abertura, que acontece no dia 21 de junho (sexta-feira), o público poderá assistir à apresentação de Dona Selma do Coco, Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa (OCCJP), além dos homenageados do ‘João Pessoa – São João Pra Valer’, Antônio Barros e Cecéu. A noite termina com o show do cantor e compositor Gilberto Gil.

Circuito do Centro e Vila Gastronômica – Ainda no Centro, na Praça Dom Adauto, acontece o desfile das quadrilhas juninas de 21 a 25 de junho, terminando às 22h. Em seguida, em um pavilhão montado no espaço adjacente, funcionará a Vila Gastronômica, com apresentação de trios pé-de-serra, das 22h às 24h.

De 26 a 29 de junho, ainda na Praça Dom Adauto, o pavilhão da Vila Gastronômica oferecerá atrações a partir de um horário mais cedo. Assim, das 18h às 24h, o público poderá assistir a shows de trio pé-de-serra, cultura popular e duas quadrilhas por noite.

Também no circuito da festa junina do Centro, haverá shows de grupos e artistas da cultura popular, além de trios pé-de-serra na Praça Rio Branco. Ao todo, serão 27 atrações, sendo três por noite, de 21 a 29 de junho, sempre a partir das 18h até às 21h.

Cultura nos bairros – Nos dias 21, 22, 23, 28 e 29 de junho, das 20h às 23h30, haverá festa junina também em polos instalados nos bairros Padre Zé, Ernesto Geisel, Novais e Mangabeira. Em cada um dos locais desse circuito serão quatro atrações por noite, incluindo duas quadrilhas, além de trio de forró pé-de-serra e banda local.

O quinto polo será instalado na Feirinha de Tambaú, com apresentações artísticas das 19h às 23h. Nesse espaço, tocam duas quadrilhas, um trio pé-de-serra e um grupo ou artista da cultura popular por noite. Em cada uma das cinco noites de pólos estão previstas 20 mil pessoas.

São João e Copa – A vibração cultural da região também será motivo para reforçar a candidatura de João Pessoa para ser Centro de Treinamento de Seleções na Copa do Mundo de 2014. Através de sua logomarca, o “São João pra valer” faz uma alusão a duas paixões dos nordestinos, o forró e o futebol. A Capital está inscrita junto ao Comitê Organizador da Copa 2014 – FIFA, com o projeto “João Pessoa na Copa”.

Secom/JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário