terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Primeira sessão ordinária da ALPB teve 54 matérias em pauta

A primeira sessão ordinária da Legislatura 2013/2014 da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), realizada nesta terça-feira (19), teve a votação de matérias em plenário. Constavam no expediente 54 matérias, sendo 11 vetos do Governo do Estado, cinco Medidas Provisórias do Executivo, 17 Projetos de Lei, um Projeto de Lei Complementar, 14 requerimentos e cinco pedidos de informação.

Deste total, os 14 requerimentos foram aprovados e as demais matérias, após acordo de lideranças, foram adiadas para apreciação e votação na sessão desta quarta-feira (20). Entre os requerimentos aprovados destacaram-se o 4.099/2012, da deputada Iraê Lucena (PMDB), solicitando que seja transcrito nos Anais da Casa, a nota oficial do Manaira Shopping sobre a dragagem do Rio Jaguaribe; e o 4.013/2013, de autoria do deputado Anísio Maia (PT), afirmando que a nota do shopping visa enganar a opinião pública.

Além da apreciação e votação de matérias, a sessão foi marcada pro pronunciamentos dos deputados na Tribuna do Plenário José Mariz, a exemplo do discurso do deputado Frei Anastácio (PT), que retomou as discussões com relação ao empréstimo que Companhia de Águas e Esgoto da Paraíba (Cagepa) pretende contrair junto a Caixa Econômica Federal para sanar débitos com bancos privados.

Anastácio disse que a questão deve ser amplamente discutida e aprofundada pelos deputados na Casa de Epitácio Pessoa, pois, segundo ele, é “inconcebível que uma empresa do pote da Cagepa opere no vermelho e precise recorrer ao mecanismo de empréstimos para se manter”.
Outro tema discutido pelos deputados foi o aumento da tarifa de energia elétrica no Estado. Segundo o deputado Trócolli Junior, a Energisa, concessionária que administra o setor na Paraíba, deve prestar esclarecimentos aos usuários de suas ações. Ele leu artigo do empresário Roberto Cavalcanti, publicado no jornal Correio da Paraíba, intitulado ‘Tem lanceiro no meu bolso’.

ALPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário