sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Oito mil homens das polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros farão a segurança do Carnaval na PB

Mais de 8 mil policiais civis, militares e bombeiros militares estão escalados para trabalhar no Carnaval 2013 em todo o Estado. O plano operacional que abrange as prévias carnavalescas e o Carnaval foi desenvolvido pela Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds) e apresentado na manhã desta quinta-feira (31) pelo secretário Cláudio Lima, comandante da Polícia Militar, Euller Chaves, comandante do Corpo de Bombeiros, Jair Carneiro, e pela delegada geral de Polícia Civil, Ivanisa Olímpio.

O objetivo é prevenir principalmente os crimes contra a vida e contra o patrimônio. De acordo com Cláudio Lima, serão contemplados os empregos estratégico e operacional das forças policiais, além dos serviços como Disque Denúncia – 197, o número 190 e a Ouvidoria de Polícia e Corregedoria. “Desenvolvemos um trabalho integrado, articulado e, principalmente, planejado. Foi assim nos anos anteriores e este ano queremos mais uma vez garantir eventos tranquilos para todos os foliões, não deixando de agir de forma repressiva quando for necessário”, frisou o secretário.

Somente a Polícia Militar disponibilizou para o Carnaval um efetivo de 7.106 pessoas, além de 909 viaturas, 120 motos, 30 cavalos e 23 cães. Segundo o comandante geral, coronel Euller Chaves, desta quinta (31) até o dia 15 de fevereiro – período da operação Carnaval Seguro – serão 459 eventos festivos em todo o Estado. Aproximadamente um terço deles, 139, se concentrarão na Região Metropolitana de João Pessoa e os demais em 72 cidades com comemorações carnavalescas já programadas.
“A estimativa é que quase dois milhões e quinhentos mil foliões compareçam a todos esses eventos. Por isso, mobilizamos todos os batalhões (Trânsito, Ambiental, Canil, Bope, entre outros) e modalidades de policiamento para garantir o sucesso obtido em 2012, quando reduzimos em mais de 10% o número de Crimes Violentos Letais Intencionais com relação ao mesmo período de 2011”, destacou Euller, ao citar que este ano a polícia acompanhará os grandes eventos por meio de um sistema de videomonitoramento móvel.

O comandante geral lembrou, ainda, que é necessário que a população colabore com o trabalho da polícia não se expondo a ação dos criminosos. “Pedimos que as pessoas não ostentem objetos de valor ou somas de dinheiro, que estacionem em locais movimentados e andem em grupo. O cumprimento da Lei Seca também é imprescindível para garantir a segurança no trânsito”, exemplificou o comandante.

Já a Polícia Civil vai empregar um efetivo de 366 policiais, sendo 74 nas prévias e 292 durante os dias de Carnaval. Além disso, serão disponibilizadas 36 viaturas e delegacias móveis.

Em João Pessoa, o policiamento do bloco Muriçocas do Miramar e do projeto Folia de Rua vai contar com equipes de delegados, agentes e escrivães designados para reforço em delegacias distritais. Nos dias de Carnaval, o efetivo será aumentado nos litorais Sul e Norte, no Carnaval Tradição da Capital e permanecerão de plantão as delegacias distritais de Cruz das Armas (1ª DD), de Mangabeira (9ª DD), Distrito Integrado de Segurança Pública (Disp), no bairro de Manaíra, as delegacias especializadas de Crimes contra a Pessoa, Infância e Juventude, Roubos e Furtos, Repressão a Entorpecentes, Mulher e delegacias municipais de Santa Rita (6ª DD) e Cabedelo (7ª DD).

Segundo a delegada geral, Ivanisa Olímpio, “cada regional fez seu planejamento próprio, seguindo a linha de integração com os outros órgãos operativos de segurança, e vai cobrir as áreas de festa abrangidas por seus territórios”. Do Instituto de Polícia Científica foram escalados 85 servidores (peritos, auxiliares de perito, papiloscopistas, necrotomistas, entre outros) e 10 rabecões.

Em relação ao Corpo de Bombeiros, o coronel Jair ressaltou que a prevenção acontecerá de Cabedelo a Cajazeiras. “O Corpo de Bombeiros está pronto para prestar um serviço de qualidade à população de toda a Paraíba”, disse o comandante.

Para o Carnaval 2013 os bombeiros disponibilizaram um efetivo de 833 pessoas, sendo 237 para as prévias, 71 viaturas e cinco embarcações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário