terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

PMJP inicia formulação de Plano Municipal de Segurança Pública

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) realizou o I Seminário de Políticas Municipais de Segurança Urbana e Cidadania nesta terça-feira (5) com o objetivo de formular o Plano Municipal de Segurança Pública.  A iniciativa, da nova Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, reuniu representantes das secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde, Políticas Públicas para as Mulheres, Orçamento Participativo e da Guarda Municipal.

De acordo com o secretário de Segurança e Cidadania, Geraldo Amorim, o problema da violência é muito complexo e só será resolvido com uma ação conjunta. “Nós estamos realizando o seminário justamente para que cada secretaria e representantes de movimentos sociais apresentem suas demandas e sugestões para a formatação do nosso plano, que visa enfrentar a violência a partir da prevenção”, afirmou ele.

Conforme Geraldo Amorim, no começo de março haverá uma audiência pública, em que a sociedade poderá opinar na formatação do plano de segurança. “A partir daí teremos as definições de todas as diretrizes do nosso trabalho”, frisou o secretário.

Segundo ele, a nova secretaria, que foi instituída por meio da lei 12.468 de 25 de janeiro deste ano, vai atuar ligada à Guarda Civil Municipal. “Nós contamos com todo o efetivo da Guarda Municipal para fazer nosso trabalho. Agora, além de cuidar da segurança dos prédios públicos, estamos com um olhar diferenciado sobre a segurança da comunidade”, disse Geraldo Amorim.

Guarda Municipal – No seminário, representantes de diversas secretarias e de movimentos sociais puderam apresentar propostas de enfrentamento à violência. De acordo com o comandante da Guarda Municipal, o major Marcus Marques, a PMJP dispõe de 640 agentes e aguarda a incorporação de mais 250 pessoas.

“Estamos concluindo os preparativos para iniciar o curso de formação dos aprovados no concurso da Guarda Municipal, no ano passado. A faixa etária média de nossos agentes é de 51 anos e precisamos incorporar em nosso trabalho os novos conceitos de segurança urbana”, afirmou o major.

Mulheres – Já a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Socorro Borges, explicou que a problemática da violência contra a mulher só será vencida com uma forte rede de apoio. “Nós fazemos um trabalho de educação e mostramos que a lei pode agir em favor delas. A Lei Maria da Penha garante que o agressor seja punido, mas ainda precisamos trabalhar o lado psicológico da vítima, que deve aceitar denunciar e ter coragem de sair daquela situação de violência física, psicológica, moral ou sexual”, destacou ela.

Conselho - O Seminário também contou com a participação do representante do Conselho Nacional de Segurança Pública, Almir Laureano, que também integra o conselho municipal. “Nós devemos pensar a questão da segurança como um direito do cidadão. Uma sociedade intolerante gera violência, então, precisamos enfrentar este problema com cautela, aliando inteligência e tecnologia”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário