terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Delegacia Móvel alerta mulheres sobre violência doméstica

Em alusão ao 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, a Delegacia Móvel da Polícia Civil da Paraíba vai realizar, entre dias 4 e 12 do próximo mês, uma campanha contra a violência doméstica nos bairros da Capital. O evento tem o objetivo de divulgar a rede de proteção disponibilizada pelo Governo do Estado e reprimir a violência de gênero. “Se alguma vítima nos procurar, durante o evento, receberemos a denúncia e tomaremos todas as providências cabíveis”, avisa a titular da Delegacia da Mulher de João Pessoa, Maísa Félix.

Na Paraíba, a Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar oferece mais de 20 tipos de serviços, entre eles, nove delegacias especializadas, centros de referência, o Núcleo de Atendimento na Defensoria Pública, Promotoria da Mulher no
Ministério Público, Juizado Especial de atendimento às Mulheres em João Pessoa, Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres, entre outros.

A campanha será realizada em conjunto com a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Ministério Público Estadual e outros órgãos de defesa das mulheres. Os trabalhos incluem panfletagem no Parque Solon de Lucena (Lagoa) no dia 8 de março. Antes, no dia 6, será realizado um acolhimento às vítimas de violência na Sede da Delegacia da Mulher de João Pessoa. “Convidamos 50 mulheres para participar de atividades de diversão e orientação, mostrando o valor de cada uma delas e reafirmando a necessidade de denunciar”, disse a delegada. Maísa lembrou ainda que a campanha também é voltada aos homens. “Vamos lembrar que estamos atentos e que violência doméstica é crime”, disse.

Em 2012, para reforçar o combate a esse tipo de crime, o secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social (Seds), Cláudio Lima, assinou as portarias 53 e 54 que
determinam, respectivamente, o preenchimento de um formulário com informações sobre as vítimas que procurarem as delegacias e o recebimento de denúncias de crimes cometido contra a mulher, mesmo sem a apresentação de testemunhas. “Registrando os crimes de ameaça, independente da apresentação de testemunhas, tomamos medidas preventivas e evitamos a progressão desse delito para outros crimes como a lesão corporal ou o homicídio”, explicou o secretário.

Confira onde ficam as Delegacias da Mulher na Paraíba Delegacia da Mulher de João Pessoa (funciona 24 horas e nos finais de semana e feriados atende os municípios de Bayeux, Santa Rita e Cabedelo): Avenida Pedro II, nº 853, Centro, João Pessoa. Fone: (83) 3218-5317.

Delegacia da Mulher de Cabedelo: R. Ernesto Vital, 34, Monte Castelo. Fone: (83) 3228-3707

Delegacia da Mulher de Bayeux: R. Engenheiro de Carvalho, Centro. Fone: (83) 3232-3339

Delegacia da Mulher de Santa Rita: Loteamento Jardim Mauritânia S/N Fone: (83) 3289-8738

Delegacia da Mulher de Campina Grande: R. Raimundo Nonato de Araújo, S/N, Catolé Fone: (83) 3310-9300/9303

Delegacia da Mulher de Guarabira: R. Manoel Francisco do Nascimento, nº 157, Nordeste II. Fone: (83) 3271-2986

Delegacia da Mulher de Patos: Rua Bossuet Wanderley, nº 337, Centro. Fone: (83) 3423-2237

Delegacia da Mulher de Cajazeiras: R. Romualdo Rolim, nº 636, Centro Fone: (83) 3531-7022

Delegacia da Mulher de Sousa: R. Sadyr Fernandes de Aragão S/N, Gato Preto. Fone: (83) 3531-2948

Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário