quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Funesc recebe doação de cinco mil livros da Biblioteca Nacional

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) recebeu uma doação de cinco mil livros do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas. O material, que veio do acervo da Biblioteca Nacional, é resultado de trabalhos contemplados pelo Pronac - Lei de Incentivo à Cultura e a distribuição está sendo feita em todos os Estados. Do total encaminhado à Paraíba, 2,5 mil títulos ficarão com a Biblioteca Pública Juarez da Gama Batista, em João Pessoa, e a outra parte será encaminhada à Biblioteca Pública Municipal de Campina Grande.

De acordo com a diretora da Biblioteca do Espaço Cultural, Cybelle Macedo, o material recebido inclui livros de artes, cultura, música, literatura infantil e fotografia, entre outros. “Essa aquisição beneficia nossos usuários à medida que agrega conhecimento e riqueza ao acervo das duas bibliotecas”, ressaltou.

As bibliotecas públicas municipais ou estaduais interessadas em receber doações da Funesc devem entrar em contato com a unidade de João Pessoa, instalada no Espaço Cultural, pelo telefone 3211-6264 ou pelo e-mail bibliotecafunesc@gmail.com.

Horário noturno – Cybelle Macedo explicou que a Biblioteca Pública Juarez da Gama Batista vem funcionando com horário ampliado desde o mês de janeiro. Com uma média de visitação diária que varia de 300 a 400 pessoas, a unidade atende ao público das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, permanece aberta das 7h às 19h, e aos domingos, das 8h às 14h.

Ainda em fase experimental até 5 de março, o novo horário tem o objetivo de dar mais opção aos usuários, que vão desde estudantes do ensino médio a pesquisadores universitários e concurseiros.

Estrutura – A biblioteca possui um amplo espaço de dois mil metros quadrados, dotado de 36 cabines individuais e 12 para pequenos grupos. Oferece gratuitamente acesso à internet wi-fi e empréstimo de livros aos usuários cadastrados. Atualmente é a maior biblioteca pública da Paraíba, com um acervo de quase 100 mil obras, entre livros, periódicos, dicionários, enciclopédias, almanaques, atlas, obras em braile, CDs, DVDs, jornais e obras de cordel. Atende mensalmente uma média de quatro mil usuários, fazendo do local um dos equipamentos culturais mais frequentados da Funesc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário