quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Os Nonatos’ se apresentam nesta quinta-feira na Estação Cabo Branco

O projeto Varal Poético apresenta nesta quinta-feira (26) show com dois grandes nomes da música regional paraibana, os músicos e cantadores da dupla ‘Os Nonatos’. O show acontece no Terraço Panorâmico da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, às 19h. O Varal Poético, assim como toda a programação da casa, neste mês de janeiro, está inserida na programação do projeto “No Calor da Estação”.

Nesta apresentação, a dupla interage com a plateia, recita poemas e poesias. Nonato Costa e Nonato Neto. Um nascido na Paraíba, outro no Ceará. Mesmo nome, caminhos atravessados, histórias de vida parecidas. Sinas iguais. Uns dizem que ambos têm o mesmo peso, há quem diga que eles têm a mesma altura. Fato que é contestado, imediatamente, por Nonato Costa.

Muitos pensam que são irmãos. Não são. E são ao mesmo tempo! Apesar de não possuírem o mesmo tipo sanguíneo, apesar de nascidos de grupos genéticos distintos correm em suas veias o mesmo sangue artístico. Circula em suas entranhas as muitas vias dos versos, o mesmo suor poético, a mesma gênese da rima.

Eles trazem em si a completude das almas gêmeas, o ponto exato onde se encontram carne e unha, letra e canção. Eles se comunicam quase que por telepatia, estão conectados numa velocidade que ultrapassa os gigabytes, através da qual decodificam, simultaneamente, todos os pensamentos compartilhados. Basta um olhar, nenhuma palavra, um leve franzir de cenho é a senha: Nonato Neto sabe, exatamente, o que Nonato Costa quer dizer.

A simplicidade de seus modos se coadunam, sem conflitos, ao requinte de suas composições. São poetas arrojados, modernos, plugados em seu tempo e barrocos por competência. Trocadilhos, inversões, metáforas e paradoxos adornam suas canções. Dos longínquos sítios de suas memórias até os sites virtuais servem de matéria prima para sua diversidade musical. Nesse sentido, cada acorde de suas violas reproduzem bits uníssonos, gerando bytes que vibram numa escala musical dedilhada pela mesma harmonia de seus autores. São os poetas barrocos mais modernos da atualidade!

Com 20 anos de carreira, Nonato Neto e Nonato Costa representam o que há de melhor no mercado musical. Para se ter uma ideia, em carta enviada a dupla, o cantor e ator Jackson Antunes relata que “Os Nonatos além de sinônimo de qualidade, virou uma grife. Eu os procurei, para falar da minha admiração, do fã convicto que sou da dupla, que considero como Roberto e Erasmo, no campo das canções românticas, e que nos levam a sublimes sensações”. É assim que os “doutores do amor” atuam trazendo à tona e fazendo aflorar – à luz da palavra – os mais diversos sentimentos.

A dupla conquistou a amizade e admiração de alguns grandes artistas. Chico Anísio, Sérgio Reis, Tom Cavalcante, Shaolin, Oscar Niemeyer, Mateus Nachtergaele, Moacir Franco, entre outros, representam a força envolvente do talento dos Nonatos.

Blog com Assessoria da Estação Cabo Branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário