domingo, 22 de janeiro de 2012

Emepa apresenta sistema de energia solar a agricultores familiares

A Emepa está apresentando a agricultores familiares e produtores rurais uma tecnologia que utiliza a energia solar na irrigação de frutas e hortaliças. Trata-se de uma modalidade de exploração de energia que utiliza uma eletrobomba, acionada por meio de placas solares, para o bombeamento da água para irrigação.

A tecnologia é bastante simples e pode ser usada em locais remotos, além de ter baixo custo de manutenção e não causar nenhum impacto ambiental.  O sistema foi desenvolvido por pesquisadores da Estação Experimental de Aparecida, município de Aparecida (Sertão Paraibano), e vem possibilitando excelentes resultados na produção de hortaliças.

"A energia solar é uma alternativa para produtores melhorarem a renda e a qualidade da produção, permitindo uma produção mais limpa”, declarou o pesquisador Euzeli Cipriano dos Santos. De acordo com ele, já no primeiro ano de cultivo, devido à inexistência de despesas com energia elétrica, o produtor obterá lucro acima do esperado.
Difusão – O presidente da Emepa, Manoel Duré, informou que o governador Ricardo Coutinho, ao conhecer a nova técnica que vem beneficiando agricultores do Sertão paraibano, recomendou a imediata difusão da tecnologia para as áreas de assentamentos, regiões produtoras de hortaliças e pequenos irrigantes.

Para tanto, a Emepa está intensificando ações de difusão diretamente com produtores familiares, cooperados, estudantes de escolas agrícolas, técnicos e extensionistas rurais, por meio da implantação de unidades demonstrativas, palestras, realização de cursos e eventos ligados à agropecuária.

Blog com secom/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário