quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Hemocentro prepara campanha de doação de sangue para o período carnavalesco

O Hemocentro de João Pessoa, os 11 hemonúcleos e a unidade regional em Campina Grande estão se preparando para atender a demanda de sangue durante o período de Carnaval, que começa com a prévia carnavalesca Folia de Rua na Capital e se estende até o Carnaval. Embora nesse período de férias o número de doadores tenha diminuído porque muitos viajam, a situação está sob controle.

A diretora administrativa do Hemocentro de João Pessoa, Maria Ione Moura, afirmou que o estoque está regular e é suficiente para atender a demanda no momento, mas é necessário que haja um aumento no número de doações porque durante o período carnavalesco a demanda de sangue aumenta porque também se eleva o número de pacientes nas unidades de saúde.

Para evitar problemas com a falta de sangue, o Hemocentro está conclamando todos os doadores, tanto os fidelizados, que  são aqueles que  aparecem no tempo certo de doar, como também os voluntários, para que compareçam e façam a sua doação. “Esse chamamento não é só para João Pessoa, mas para todo Estado onde temos a rede de hemonúcleos”, disse Ione Moura.

Ela explicou que a campanha que será realizada durante o Carnaval vai se estender por todo o Estado e cada hemonúcleo ficará encarregado de fazer a sua programação com o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre a importância do ato de doar sangue. “Uma bolsa de sangue é de grande importância, pois ajudar a salvar três vidas”, destacou.

Ione Moura afirmou que o Hemocentro tem usado de várias estratégias de mobilização para conseguir manter e até aumentar o estoque de sangue. Uma dessas ações são as coletas externas que acontecem todos os meses. Sempre as quartas-feiras, a unidade volante é instalada em um local por onde trafega um grande número de pessoas a exemplo do Parque Solon de Lucena (Lagoa). Somando a isso, essas coletas também são realizadas em instituições públicas e privadas. A cada ação dessas são coletadas em média 20 bolsas de sangue.

Outra ação de mobilização e conscientizaão sobre o ato de doar sangue são as palestras realizadas em escolas e outras instituições públicas e privadas. A diretora administrativa explicou que diariamente o hemocentro recebe cerca de 150 doadores. Durante o ano passado, 12.635 pessoas compareceram ao Hemocentro para doar sangue e desse total 8.794 estavam aptas a doar.

Para ser doadora é preciso que a pessoa tenha de 18 a 65 anos, com peso acima de 50 kg, que não esteja tomando remédio controlado, não tenha ingerido bebida alcoólica até 24 horas antes da doação e esteja gozando de boa saúde.

Todo o material passa por exames de sífilis, HIV, hepatite B e C, entre outros que garantam a qualidade do sangue coletado. Não existe risco no ato de doar sangue, o procedimento é seguro porque todo o material é descartável.

A Rede Hemocentro da Paraíba é responsável por atender 40 hospitais, cobrindo 100% dos leitos do Sistema Único de Saúde e mais os leitos de planos de saúde cadastrados. Para tanto é composta por uma rede de dez hemonúcleos distribuídos nos municípios de Guarabira, Picuí, Monteiro, Princesa Isabel, Patos, Piancó, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha, além de um regional em Campina Grande.

Secom/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário