quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Vice-prefeito e secretária iniciam diagnóstico dos serviços da PMJP para os deficientes

O vice-prefeito de João Pessoa, Nonato Bandeira, e a secretária de Desenvolvimento Social (Sedes), Marta Moura, visitaram no início da manhã desta quinta-feira (24) o Centro de Referência Municipal de Inclusão de Pessoas com Deficiência (CRMPD), localizado no bairro do Róger. Os gestores foram conhecer as instalações físicas e funcionais do órgão, para elaboração de ações dentro das políticas públicas de inclusão social da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

A visita foi o primeiro contato aos equipamentos sociais destinados ao atendimento e acolhimento da pessoa com deficiência da cidade. Nonato Bandeira é o coordenador do Programa de Inclusão e Cidadania Para as Pessoas com Deficiência, recentemente criado pelo prefeito Luciano Cartaxo.

Na ocasião, o vice-prefeito aproveitou a presença de familiares e usuários no Centro para reafirmar o compromisso da nova gestão em priorizar o apoio a ações de inclusão e cidadania das pessoas com deficiência e seus familiares. “Estamos fazendo um diagnóstico para saber o que precisa ser feito para a melhoria e o desenvolvimento de ações de inclusão para o nosso usuário”, disse Nonato Bandeira.

Ele lembrou que o prefeito está preocupado com a educação e a cidadania da pessoa com deficiência. “Temos a consciência da nossa obrigação de cuidar e zelar por essa população” admitiu. Também aproveitou o momento para pedir a colaboração das mães na elaboração de medidas que serão tomadas dentro do programa que coordena. “A participação do usuário é muito importante para acelerar o processo” afirmou.

Diagnóstico - A secretária Marta Moura informou que está com um calendário de visitas aos equipamentos sociais da Prefeitura para conhecer as estruturas e suas equipes, com o objetivo de planejar as melhorias, algumas imediatas e outras no decorrer dos próximos anos. “Precisamos conhecer, verificar as necessidades e construir o diagnóstico para implementar as ações”, disse a secretária.
Nesta sexta-feira (25), às 9 h, o calendário de visitas continuará na Casa Inclusiva para pessoas com deficiência, localizada no Ernesto Geisel.
Presença – O CRMPD acolhe atualmente cerca de 150 usuários entre crianças e adolescentes. A visita foi acompanhada pela coordenadora do Centro, Zuleide Pereira Barbosa, equipes técnicas sociais, de educação e saúde; representantes de quatro entidades civis que trabalham com pessoas com deficiência: Douraci Vieira, da Associação de Deficientes e Familiares – Asfef; Michelina Cardoso, da Associação Pais e Amigos Autistas, Eva Maria, da Associação Ecoterapia da Paraíba e Benedita Dutra, do Centro Suvag da Paraíba.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário