quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Construção de nova Acadepol entra na reta final

As obras da nova Academia de Ensino de Polícia Civil (Acadepol) devem ser finalizadas no primeiro trimestre de 2013, segundo o diretor da instituição, delegado Bergson Vasconcelos. A estrutura localizada às margens da rodovia Ministro Abelardo Jurema (PB-008), em João Pessoa, reúne aproximadamente R$ 7 milhões em investimentos, entre construção e compra de equipamentos. O espaço será um dos mais modernos do país, com capacidade para atender até 700 alunos em formação simultânea nas 14 salas de aulas.

A Acadepol terá ainda um auditório com capacidade para 340 pessoas, além de biblioteca, laboratório de informática, ginásio poliesportivo, estande de tiro, sala para a prática de aulas de defesa pessoal, pista de atletismo e alojamento para 80 policiais, além de refeitório, pátio e área de lazer.

Além disso, um convênio firmado com o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), no valor de R$ 1,6 milhão, vai garantir a execução do projeto ‘Segurança Itinerante’, com a aquisição de um simulador virtual de tiro móvel, instalado em um caminhão e a compra de todo o equipamento necessário para a sala de musculação.
Para o delegado Vasconcelos, a entrega da nova Acadepol representa um marco na história da instituição. “A Academia de Polícia é o lugar onde o policial devidamente concursado recebe a primeira formação e é também o local onde ele busca aprimoramento para exercer de maneira cada vez mais qualificada a sua tarefa. A área em Jacarapé foi escolhida para a construção da nova academia pela necessidade de uma pista de tiros segura, afastada de áreas residenciais”, ressaltou. Além de atender à Polícia Civil, a Acadepol ainda oferece vagas em seus cursos para outros órgãos operativos de segurança, como Polícia Militar, Federal, Rodoviária Federal da Paraíba e de outros Estados.

Cursos – Ao longo de 2012, ainda nas instalações localizadas na Avenida Hilton Souto Maior, bairro de Mangabeira, Capital, a Acadepol formou mais de 800 policiais civis, militares e bombeiros militares em 16 cursos de capacitação, entre eles Planejamento Operacional, Introdução à Atividade de Inteligência, Tráfico de Pessoas, Uso Gradativo da Força e Uso de Armas não Letais, Mediação de Conflitos, além de um Workshop do Instituto de Polícia Científica (IPC). “Os destaques foram os cursos relacionados à Inteligência, Psicologia Criminal, Rotinas Operacionais Carcerárias e o curso realizado pelo IPC”, frisou o diretor da Academia, Bérgson Vasconcelos.
A Academia ainda oferece aos policiais civis cursos de especialização em Direito Penal e Processo Penal, em Segurança Pública e Perícias Criminais, todos em andamento, beneficiando 97 alunos.

Endereço on line – Já está em funcionamento a página institucional da Acadepol, disponível pelo endereço www.acadepol.pb.gov.br, que contempla notícias sobre as atividades desenvolvidas e o andamento das obras para a construção da nova sede. Lá servidores da Polícia Civil também terão acesso ao Boletim Interno da instituição, que conterá publicações de cunho administrativo.
Segundo Marcelo Isídio, que coordena a administração da Acadepol, por meio da página será possível realizar inscrição on line em cursos, imprimir certificados, disponibilizar material para estudos e obter outras informações de interesse pessoal.

Secom/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário