sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Alta estação amplia em 20% oferta de empregos temporários no setor de Turismo da Paraíba


O período da alta estação, que compreende os meses de dezembro de 2012 a março de 2013, deve proporcionar um aquecimento na geração de empregos temporários no setor de turismo na Paraíba. Hotéis, bares e restaurantes, e empresas de receptivos estão contratando motoristas, garçons, cozinheiros, recepcionistas e outros profissionais qualificados para a temporada. A expectativa da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, secção Paraíba (ABIH-PB), Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel-PB) e empresas de receptivos é que haja um aumento de 20% nas contratações.

O presidente da Abrasel-PB, Marcos Mozzini, explicou que entre os bares e restaurantes associados o número de contratações aumentou, mesmo que para o serviço temporário. No entanto, a maior dificuldade enfrentada no setor tem sido encontrar mão de obra qualificada.

“Há escassez de mão de obra e a maior parte das pessoas contratadas é treinada pelo próprio estabelecimento. Os que se adequam ao trabalho, que conseguem assimilar o treinamento, têm grande probabilidade de serem efetivados. Essa taxa de efetivação chega perto dos 100%”, afirmou Mozzini. A associação tem mais de 200 estabelecimentos credenciados, mas o número de bares e restaurantes informais é três vezes maior.

No setor hoteleiro, que congrega 311 meios de hospedagem, as contratações temporárias também ocorrem, mas em proporção menor se comparada ao setor de bares e restaurantes.

Caged – O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, divulga mensalmente o número de registros de contratações com Carteira de Trabalho. De acordo com a articuladora empresarial do Sine-PB, Rita Rocha, o setor de Hotéis e Similares, do levantamento feito mês a mês pelos técnicos do Caged, revelam que João Pessoa teve 551 trabalhadores contratados entre janeiro e novembro de 2012.

“É importante explicar que esses dados são oficiais. Pessoas que foram contratadas com todos os encargos trabalhistas, que saíram da informalidade. O turismo é um setor que vem registrando aumento nas contratações, principalmente durante a alta estação e a realização de grandes eventos”, explicou.

Em Campina Grande, o Caged registrou a contratação de 106 profissionais ligados ao setor de hotelaria e similares. As cidades turísticas como Conde, Cabedelo e Bananeiras não tiveram os dados revelados pelo portal do Caged.
 
Secom/PB

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário