sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Mutirão de cirurgias nos hospitais de João Pessoa começa em fevereiro


A meta estabelecida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Saúde (SMS), é começar a desafogar, o quanto antes, as listas de pacientes que aguardam procedimentos cirúrgicos no Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) e no Complexo Hospitalar Tarcísio Burity. Os procedimentos têm previsão de iniciarem em fevereiro no HMSI e, até o final dos primeiros cem dias de governo, no hospital de Mangabeira.

O secretário de Saúde de João Pessoa, Lindemberg Medeiros, fez avaliações nos dois principais hospitais municipais. As visitas tiveram como objetivo analisar a viabilidade de implantar mutirões de procedimentos para desafogar a lista de espera de pacientes.

Para possibilitar o aumento no número de cirurgias realizadas na rede municipal, três salas cirúrgicas do Complexo Tarcísio Burity estão passando por reforma. Também está sendo providenciada a compra de equipamentos e aquisição de demais insumos. “Nosso trabalho será focado para que os pacientes de João Pessoa possam começar a ser atendidos pelo mutirão antes dos cem dias de governo”, afirma.

Pacientes - Na lista de espera do Hospital Municipal Santa Isabel, 1.500 pacientes aguardam por cirurgia. Os primeiros tipos de cirurgias previstas são as de hérnia e vesícula. Já no Complexo Hospitalar Tarcísio Burity, a lista conta com 2 mil nomes aguardando intervenção cirúrgica ortopédica.

Atualmente, 176 municípios da Paraíba são atendidos pela rede de saúde de João Pessoa. O secretário destaca que é importante que a Secretaria de Saúde do Estado (SES) ajude na melhoria da infraestrutura de seus hospitais. “A demanda aumentou muito e é necessária e urgente uma parceria entre a SMS e a SES”, ressalta Lindemberg.

Ainda no mês de janeiro, o secretário pretende agendar uma reunião com a SES e discutir as pactuações, incluindo a formação de uma rede municipal de enfrentamento das urgências e emergências.
Secom/JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário