sexta-feira, 25 de abril de 2014

Cultura de Paz” é tema de formação para educadores da rede estadual de ensino



Consultores pedagógicos do Programa Liga pela Paz estiveram em várias escolas da Paraíba durante esta semana ministrando um curso de formação voltado para educadores abordando o tema “Educação para a Paz”. A formação aconteceu nas cidades de Sousa, Patos, Campina Grande e João Pessoa e alcançou os municípios de Cajazeiras, Uiraúna, Itaporanga, Maturéia, Manaíra, Ingá, Guarabira, Cabedelo, Alagoinha e Duas Estradas. Na Paraíba, 31 escolas públicas de todo o Estado estão envolvidas com a Liga Pela Paz, o que representa um número de aproximadamente cinco mil alunos e 155 educadores.

A professora comunitária da Escola Estadual de Ensino Fundamental Deputado Gustavo Amorim, de Guarabira, Joelma Souto, participou da formação em João Pessoa e ressaltou a importância do programa, relatando que na escola em que trabalha acontecia muitas situações de violência, pois a maioria dos pais dos alunos é formada por presidiários, o que refletia negativamente no comportamento dos estudantes. “Certa vez, uma aluna de 10 anos levou um canivete para sala de aula, cortou o braço do colega e ainda o ameaçou. Ela costumava roubar e era criticada por muitas pessoas do bairro. Depois da implantação do programa Liga pela Paz ela é outra pessoa, deixou de ser agressiva e até pediu perdão ao aluno que tinha machucado”, contou Joelma.

A Liga pela Paz é uma metodologia desenvolvida através da inteligência relacional que trabalha com educação emocional e social através do conteúdo da Cultura de Paz para educandos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. O alvo são as escolas que enfrentam problemas de violência, buscando solucionar problemas de convivência e auxiliando a melhorar os indicadores de aprendizagem. O aumento deste índice pode ser comprovado na Escola Braz Baracuhy, no Bairro Castelo Branco, em João Pessoa, onde o IDEB subiu de 2,5 para 6,7, depois de três anos de implantação do método.

Além desta etapa de formação, o projeto Liga pela Paz dá suporte à escola durante todo o ano, fazendo acompanhamento pedagógico, formação continuada e avaliando resultados. “As aulas de Cultura da Paz são diferentes, alegres e motivantes, pois o aluno expressa sua emoção e assim o professor pode entender qual será o clima da aula. Também são feitos exercícios de quietude e atenção, visando a disciplina e o foco do aluno e o grupo de diálogo, em que eles são ensinados a ouvir para compreender, trabalhando com o conteúdo do livro e, por fim, uma despedida com um abraço da paz”, destacou a consultora pedagógica do Liga pela Paz, Maise Cordeiro.

Secom/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário