segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Três instituições da Paraíba oferecem 11.619 vagas no Sisu



O Estado da Paraíba oferece 11.619 vagas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que está com inscrições abertas a partir desta segunda-feira (6) até a sexta-feira (10). Na Paraíba, os estudantes podem optar se inscrever em três instituições de ensino superior: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Podem se inscrever no processo seletivo do Sisu, referente à primeira edição de 2014, os estudantes que tenham participado da edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e que tenham obtido nota acima de zero na prova de redação. O primeiro semestre deste ano vai disponibilizar 171.756 vagas em todo o Brasil, um terço a mais em relação a janeiro de 2013. No Nordeste estão sendo disponibilizadas 67.899 vagas, sendo a UFPB a instituição que oferece o maior número de vagas: 7.555.
Regras – Ao acessar o sistema para realizar sua inscrição, os estudantes poderão visualizar todas as vagas disponíveis para a seleção. No entanto, cada aluno só poderá se inscrever em duas opções de vagas. Ao se inscrever o aluno deve escolher, em ordem de preferência das vagas, a instituição, o local de oferta, o curso e o turno em que ele será ministrado.
Entre o dia 6 até as 23h59 do dia 10 deste mês, os estudantes poderão trocar suas opções no sistema quantas vezes forem necessárias assim como também poderá cancelar sua inscrição. Nesse período, o Sisu informará a nota de corte de cada curso e turno, ou seja, a nota mínima no Enem para ser aprovado naquele curso, segundo o número total de inscritos e o número de vagas oferecidas. O Sisu considerará apenas as últimas opções cadastradas no momento do fechamento das inscrições.
Alunos da rede pública de ensino – Ao fazer as duas opções de vagas, os estudantes devem escolher uma das três modalidades de concorrência: a concorrência pelo sistema de cotas que segue a Lei Federal, a concorrência pelo sistema de ação afirmativa determinado pela instituição de ensino que oferece a vaga e a ampla concorrência.
Segundo a Lei Federal de Cotas, em 2014 pelo menos 25% das vagas de cursos em instituições de ensino superior públicas devem ser destinadas a alunos oriundos de escolas públicas. Dentro desse grupo, metade das vagas serão reservadas a estudantes com renda familiar de até 1,5 salário-mínimo. Outra parte será ocupada por alunos negros, pardos e indígenas, em divisão feita proporcionalmente à porcentagem de negros, pardos e indígenas, na população do Estado da instituição, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Calendário – De acordo com informações do Ministério da Educação (MEC), no dia 13 de janeiro será divulgada a primeira chamada do Sisu do primeiro semestre. Os aprovados deverão fazer sua matrícula nos dias 17, 20 e 21 de janeiro nas instituições de ensino que oferecem as vagas, apresentando os documentos exigidos por elas e pela Lei Federal de Cotas.
A segunda chamada será divulgada no dia 27 de janeiro e as matrículas acontecerão nos dias 31 de janeiro e 3 e 4 de fevereiro. Quem não for convocado nas duas chamadas terá entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro para manifestar interesse em participar da lista de espera, usada pelas instituições de ensino para preencher as vagas que ainda estiverem abertas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário