quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Muriçocas do Miramar celebra 28 anos de fundação e apresenta campanha da folia 2014



Celebrando 28 anos de fundação, o bloco Muriçocas do Miramar apresentou à imprensa nesta quarta-feira (15), a marca, conceito e as peças publicitárias da edição 2014. Com o tema “Alegria Campeã do Mundo”, o maior bloco de arrasto das prévias de carnaval do país terá como homenageado principal o jogador paraibano da seleção brasileira, Hulk. A expectativa é que cerca de 450 mil foliões acompanhem o bloco no desfile que será realizado no dia 26 de fevereiro, “quarta-feira” de fogo.

Mais de 20 atrações vão completar a programação do carnaval das Muriçocas. A cantora e compositora Lucy Alves, finalista do programa The Voice Brasil, da Rede Globo, já está confirmada para se apresentar na folia. No próximo dia 12 de fevereiro, será divulgada a programação completa do bloco.

Palcos montados na Praça das Muriçocas e diversos trios elétricos descerão pela ‘Via Muriçocas’, que contará com camarotes, arquibancada e toda infraestrutura necessária para garantir a comodidade e o conforto dos foliões. Será proibida a colocação de veículos, caminhões e paredões de som, ao longo de toda via.

A partir do próximo dia 20 de janeiro, todos os foliões poderão adquirir as camisetas do bloco nas lojas Furtacor, localizadas nos Shoppings: Sul, Tambiá e Mag. Também será montada uma estrutura na Praça das Muriçocas para a venda das camisetas. A novidade é que este ano serão comercializadas camisetas em tamanho infantil.

 Uma muriçoca no céu
Ano passado o bloco perdeu um dos seus integrantes, João César Vieira, razão pela qual será prestada uma homenagem, com o lançamento do seu boneco, que desfilará na avenida na “quarta-feira de fogo”.
 Acorde Miramar
A tradicional serenata ganhará às ruas do bairro do Miramar às 23h59 da terça-feira, dia 25 de fevereiro. Com concentração na Praça das Muriçocas, centenas de foliões estão convidados a pegar seus violões, batuques, bandeirolas e outros instrumentos musicais, e sair pelas ruas anunciando a chegada da tão esperada “quarta-feira” de fogo.
Antes de sair às ruas, a folia já começa na própria Praça, com apresentações de grupos de cultura popular e orquestras de frevo. Para fazer a festa ficar ainda mais animada, os foliões estão convidados a chegar no Acorde Miramar vestidos com pijamas, camisolas, meias, arrastando lençóis e travesseiros avenida a fora, parecendo literalmente que deram um pulo da cama para cair na folia.
 Patrimônio Cultural e Imaterial
O Governo do Estado oficializou por meio de Lei que o bloco carnavalesco Muriçocas do Miramar como Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba.
 Band Folia
Em 2014, a parceria entre a Prefeitura de João Pessoa e a Band será mantida, onde serão transmitidos flashs ao vivo para todo o Brasil, durante a tradicional e tão esperada “quarta-feira” de fogo.
 História
A ideia de criação do bloco surgiu em uma festa de aniversário de Thiago Gualberto, no bairro de Miramar em 1986, numa brincadeira de um grupo de amigos convidados, formado por artistas, professores e jornalistas. Foi uma festa com muitas brincadeiras e sorteios onde todas as crianças estavam fantasiadas e o tema era pirata. Ao final da festa as pessoas estavam tão animadas que resolveram sair pelas ruas do bairro fazendo barulho, batendo em latas e panelas.
Nessa época a cidade de João Pessoa ficava vazia devido à falta de carnaval e as pessoas saíam em busca da festa de Momo em Olinda, Recife e Salvador. Só ficavam na cidade as muriçocas que abriam alas para voar. Os fundadores homenagearam as muriçocas do bairro onde moravam, denominando o bloco de Muriçocas do Miramar.
O bloco ganhou as ruas da Capital pela primeira vez em 1987. Eram umas 50 pessoas seguidas por um carro de som e por uma carroça puxada por burro conduzindo a criançada. Os foliões saíram cantando pelas ruas o Hino das Muriçocas, de autoria do compositor Fuba que também criou o termo “quarta-feira de fogo” pelo fato do evento acontecer uma semana antes da “quarta-feira de cinzas”.         
O primeiro estandarte foi pintado por José Altino, artista plástico e também morador do bairro do Miramar. E desde então todos os estandartes têm sido obras de arte de artistas da terra, a exceção do estandarte de 1988, que foi pintado pelo artista baiano, Hans Petta, que naquela época estava conhecendo a cidade e pediu para ser o autor do estandarte daquele ano. Gente conhecida internacionalmente como Flávio Tavares, Clóvis Júnior, Elpídio Dantas, Alice Vinagre, Sérgio Lucena e Marlene Almeida já assinaram os estandartes que anualmente saem às ruas no dia do desfile. Esses estandartes permanecem expostos na sede da agremiação e fazem parte da história do maior bloco aberto de arrasto do mundo em carnaval de prévia.
Foi também no ano de 1988, o segundo ano que o bloco desfilou, quando foi lançada a camiseta e saímos com um pequeno trio elétrico. Em 2014 completam 28 anos de muita alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário