quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Artesanato paraibano é fonte de renda para mais de 25 mil pessoas


Exiba 23.01.14 salao artesanato pb foto walter rafael (7).JPG na apresentação de slidesO artesanato paraibano é fonte de renda para mais de 25 mil pessoas, incluindo familiares de quase sete mil artesãos cadastrados no Programa de Artesanato da Paraíba (PAP). A conquista social e econômica é resultado do talento dos artistas populares e do estímulo governamental, que promove capacitações e estimula a inserção em diversos eventos. Os trabalhos podem ser encontrados no 19º Salão de Artesanato da Paraíba, que será encerrado neste domingo (26), com expectativa de aumento das vendas e encomendas entre os participantes.

“O evento deve superar o volume de vendas da edição do ano passado e atingir a marca de R$ 1,5 milhão, sem contar com os negócios realizados entre os artesãos, turistas e lojistas do país que acertaram encomendas de milhares de peças”, destacou a gestora do PAP, Ladjane Barbosa.

Até o dia 20 passado, 56 mil peças foram comercializadas e o volume dos negócios estava em mais de R$ 1,3 milhão, sem contabilizar as encomendas. Referência no Brasil, pela qualidade e diversidade, o artesanato paraibano levou vários artesãos a se tornarem conhecidos nacionalmente e serem hoje independentes a exemplo de Joca dos Galos, Osiel, Anita Garibaldi e tantos outros. “Hoje são pessoas independentes e esse é o objetivo do programa. Joca dos Galos recebeu, nesta semana, a encomenda de 100 peças para um único cliente”, ressaltou Ladjane.

Em recente visita ao Salão, a estilista alagoana, Martha Medeiros não escondeu o encantamento. “Não existe um Salão como esse no Brasil nem no exterior. E olha que eu visito todos. Aqui na Paraíba, percebemos que existe amor em todos os detalhes. Tudo foi feito pensando em cada artesão e no seu desenvolvimento. É único, estou apaixonada”, afirmou.

A artesã Fran Gomes, de João Pessoa, produz peças e móveis a partir da fibra do coco. Fran está no ramo há 10 anos, tem loja em um hotel da orla da capital, e seu atelier emprega 15 pessoas.

O Salão – Considerado um dos maiores eventos de artesanato do país, o 19º Salão de Artesanato da Paraíba apresenta o tema “Nossa Arte tem Fibra” e destaca trabalhos produzidos em 130 municípios. O evento é uma promoção do Governo do Estado, por meio do Programa de Artesanato da Paraíba, que é vinculado à Secretaria de Estado do Turismo e do

Nenhum comentário:

Postar um comentário