quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Saúde inicia inscrições de processo seletivo para formação de agentes na área de saúde mental



O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor), iniciou a seleção para o projeto “Caminhos do Cuidado - Formação em Saúde Mental”. O programa tem o objetivo de capacitar os Agentes Comunitários de Saúde e os Auxiliares e Técnicos de Enfermagem que atuam na atenção básica do estado, para trabalhar em questões ligadas ao crack, álcool e outras drogas. As inscrições para os tutores e orientadores devem ser feitas pelo site do projeto (www.caminhosdocuidado.org) até o próximo dia 30 de janeiro.

O início das aulas do projeto “Caminhos do Cuidado” está previsto para março, em 239 turmas em todo estado. De acordo com a chefe do Núcleo de Saúde Mental da SES, Shirlene Queiroz, a meta é melhorar a atenção aos usuários de drogas e seus familiares, por meio da formação e qualificação dos profissionais da Rede de Atenção Básica à Saúde. “O projeto busca contribuir para a formação desses profissionais na área de saúde mental com ênfase nos problemas relacionados ao uso de crack, álcool e outras drogas, buscando ampliar as possibilidades das práticas de cuidado, acolhimento e escuta”, disse.

A formação também vai abordar o processo de reforma psiquiátrica, a política de saúde mental com ênfase na rede de atenção psicossocial com vistas à produção do cuidado, a reintegração social e da cidadania das pessoas usuárias de álcool e outras drogas, além de discutir o papel do ACS e do auxiliar/ técnico de enfermagem da Atenção Básica para o cuidado em saúde mental.

Para informações sobre o processo seletivo e inscrições, o candidato deve acessar o link: http://www.caminhosdocuidado.org/abertura-de-trs-ceara-espirito-santo-paraiba-sergipe.

Secom/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário