sexta-feira, 6 de março de 2015

Wilson Filho vota a favor da Lei de Inclusão da Pessoa com Deficiência e comemora aprovação na Câmara



O deputado federal Wilson Filho (PTB) comemorou a aprovação do Projeto de Lei que cria a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (PL 7699/06, antes conhecido como Estatuto da Pessoa com Deficiência), na noite desta quinta-feira (5), na Câmara Federal.

Para o deputado, o texto é um avanço no reconhecimento da cidadania dos 45 milhões de brasileiros que possuem alguma deficiência. “Nós votamos a favor da Lei porque consideramos que o aprimoramento do Estatuto era necessário para corrigir algumas falhas e preencher algumas lacunas. Hoje, a Câmara contribuiu para ajudar a melhorar a vida, de fato, de milhões de brasileiros”, afirmou.

Wilson Filho é membro da Comissão Pela Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e disse torcer para que o Senado aprecie a matéria sem promover alterações ao texto que foi aprovado pela Câmara. “Houve consulta à população para a redação da proposta. Acredito que o que aprovamos já conta com as mudanças necessárias”, argumentou.
Lei – Entre outras medidas, o texto define o que é considerado deficiência e prevê atendimento prioritário em órgãos públicos para as pessoas com deficiência, além de dar ênfase nas políticas públicas.
A proposta trata de vários aspectos do cotidiano da pessoa com deficiência, como o acesso ao transporte, à moradia, educação e trabalho. O texto determina, por exemplo, que programas de habitação reservem 3% das unidades habitacionais a pessoas com deficiência.
Umas das inovações do projeto é a criação do auxílio-inclusão, a ser pago à pessoa com deficiência moderada ou grave que entrar no mercado de trabalho. O texto também define pena de um a três anos de reclusão para quem discriminar as pessoas com deficiência.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário