quinta-feira, 12 de março de 2015

Caixa de Assistência manifesta apoio a projeto de lei que reduz ISS para advogados



O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Paraíba (CAA-PB), Carlos Fábio, visitou nesta quinta-feira, 12, o vereador Raoni Mendes (PDT), autor de um o projeto de lei complementar que trata da cobrança diferenciada do Imposto Sobre Serviços (ISS), em benefício aos advogados. Carlos Fábio parabenizou o vereador pela iniciativa que vai permitir uma redução significativa da alíquota do imposto sobre toda e qualquer atividade advocatícia. 

Pela proposta, a alíquota do imposto incidente sobre todo e qualquer serviço prestado pelo profissional da advocacia sofrerá uma redução de 5% para 2%. O projeto foi apresentado na última terça-feira, 10, na Câmara Municipal de João Pessoa. 

O presidente da CAA-PB, Carlos Fábio, ressaltou a importância do projeto apresentado pelo parlamentar ao lembrar o papel social exercido pelo advogado, cujo trabalho é imprescindível para a defesa de direitos perante o poder judiciário, não sendo sem razão a sua presença entre as funções essenciais à justiça. “A advocacia é representada pelas sociedades advocatícias e pelos profissionais liberais que exercem a atividade da advocacia. Esses profissionais são tidos como prestadores de serviço público mesmo quando atuam na atividade privada, pois que a máquina judiciária depende da sua atuação para continuar funcionando”, frisou.

Carlos Fábio disse acreditar no apoio dos demais vereadores a proposta de Raoni Mendes, “já que não é só justificável, mas também merecido que os serviços advocatícios sejam tributados de forma diferenciada em relação aos demais serviços, uma vez que, além de sua especial posição em nosso ordenamento, o advogado, em virtude de sua função pública, não pode ser categorizado como uma atividade comercial, daí a relevância da propositura”, comentou.

Por sua vez, o vereador Raoni Mendes destacou que a redução da alíquota refletirá diretamente no valor do trabalho ofertado pela categoria. “Na vardade, a diminuição do ISS cobrado sobre os serviços deverá implicar, ainda, em uma abertura maior do acesso à justiça, já que haverá redução forçosa dos preços oferecidos", explicou o parlamentar.

Para o vereador, a aprovação do projeto não deverá ter empecilhos, já que a Constituição Federal e a Lei Complementar 116/03 não criam qualquer obstáculo à diminuição. "Há motivo mais do que relevante e objetivo político e constitucional a ser perseguido e realizado", explicou Raoni.

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário