segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Projeto obriga estabelecimentos a elaborar catálogo de preços ao consumidor



A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) deve apreciar nas próximas semanas um Projeto de Lei Municipal que torna obrigatória a disponibilização, em forma de catálogo, dos preços dos produtos expostos à venda em estabelecimentos comerciais da cidade. O texto, de autoria do vereador Lucas de Brito (DEM), visa a facilitar a pesquisa de preços por parte dos consumidores, uma vez que o material deve ser impresso e de fácil visualização.

De acordo com o PL, os estabelecimentos que comercializem mais de 100 produtos distintos devem elaborar um catálogo para ser exposto em local de acesso direto pelo público consumidor. “Esses preços também devem ser divulgados em meios eletrônicos, como sites ou redes sociais, caso o estabelecimento disponha do serviço”, acrescenta Lucas.

O texto prevê ainda que os catálogos devem ser de leitura simplificada, com informações claras e específicas sobre cada produto. O vereador destaca que o Município dispõe atualmente de uma legislação que garante a obrigatoriedade de exposição dos preços em supermercados e afins, mas que a matéria não obriga os comerciantes a expor os valores da mercadoria, forçando os consumidores a realizar a pesquisa de preço in loco.

Caso seja aprovada, a lei entrará em vigor no prazo de trinta dias após a sanção e gerará multa que varia de R$ 100 até R$ 10 mil em caso de descumprimento, levando em consideração a gravidade da infração e a capacidade econômica do estabelecimento. Os valores arrecadados por meio de auto de infração devem ser empregados na melhoria dos serviços municipais de defesa do consumidor.

Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário