segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Governo realiza I Fórum de Líderes em Educação e Tecnologia do Norte e Nordeste



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), realiza na próxima quarta (12) e quinta-feira (13) o I Fórum de Líderes em Educação e Tecnologia do Norte e Nordeste, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Estado da Educação (Consed). O evento acontecerá no Centro de Convenções de João Pessoa Poeta Ronaldo Cunha Lima e é destinado a profissionais das áreas de educação e tecnologia exclusivamente convidados.

A abertura oficial do evento será às 13h com a presença da secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena; da presidente do Consed e secretária de Estado da Educação do Mato Grosso do Sul, Nilene Badeca da Costa; e da diretora de formulação de conteúdos educacionais da Secretaria de Educação Básica, Mônica Gardelli Franco, que representará o Ministério da Educação. A abertura contará com um show cultural e apresentação do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima).

O evento terá três programações distintas: o “Congresso de Líderes em Educação e Tecnologia”, que terá palestras e painéis de debates sobre estudos de casos de tecnologia em educação, seus resultados e lições aprendidas; o “Workshop para Educadores e Gestores” com pesquisas sobre recomendações e melhores práticas no uso e implementação de tecnologia; e a “Arena de Soluções em Tecnologia Educacional” com demonstrações e tutoriais sobre o uso de processos específicos de instituições de ensino em geral.

O objetivo do evento é reunir líderes em educação e tecnologia das regiões Norte e Nordeste, juntamente com os convidados de outras regiões do país e do mundo, para aprofundar o conhecimento e o debate sobre experiências práticas com o bom uso das tecnologias em Educação a partir de casos e soluções e identificar evidências de melhorias da qualidade e eficiência no ensino e aprendizagem.

Os professores da rede estadual de ensino que desenvolveram trabalhos aliando educação e tecnologia e foram contemplados com o prêmio Mestres da Educação participarão do evento como convidados, assim como alguns alunos participantes dos projetos. O evento contará também com a participação de professores do Estado do Rio Grande do Norte que desenvolveram trabalhos com a mesma temática.

O Forum é restrito para participantes convidados que atuam nas áreas de formação e gestão de políticas públicas para educação, inovação através de projetos pedagógicos integrados às tecnologias digitais, direção de tecnologias educacionais e de informática e direção acadêmica e gestão de escolas e campus universitários.

A chefe do Núcleo de Educação à Distância (NEaD) da SEE e uma das coordenadoras do fórum, Verônica Fragoso, destacou a importância do evento: “As palestras promoverão uma reflexão junto aos professores sobre os temas ligados à tecnologia”.

Congresso– O congresso terá início às 8h30 da quarta-feira (12) com a chegada dos participantes e o credenciamento. Após um show cultural de boas vindas à Paraíba e visita à arena de soluções, a programação terá início às 13h com a abertura oficial e palestras, abordando as perspectivas mundial, nacional e regional em tecnologias da educação, além de estudos de casos, debates e conclusões com palestrantes da Cisco Educação – Brasil e América Latina, do Instituto Natura, do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação (Cetic.br) e dos secretários de Estado da Educação de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Bahia e Pernambuco. Às 18h, acontecerá a apresentação cultural da banda paraibana Os Gonzagas.

No segundo dia, a abertura será às 8h com palestra da presidente do Consed, Nilene Costa. Ao longo do dia, a programação tem continuidade com palestras e estudos de caso abordando temas como “A experiência do Canadian College no Estado de Pernambuco com engajamento de alunos através da globalização”, que será proferida pela Cônsul-Geral do Canadá, Stéphane Larue  e o “Resultado do uso de Games e do aprendizado adaptativo na preparação para o Enem”, ministrada pelo fundador da Geekie Games, Cláudio Sassaki, além de palestras proferidas pelos secretários de Estado da Educação do Acre, Amazonas, Rio Grande do Norte e representantes da Fundação Roberto Marinho. O evento continua com debates e a conclusão do fórum. O evento será encerrado com a apresentação do show cultural do Centro Estadual de Arte da Paraíba (Cearte).

Workshop – A abertura do workshop acontecerá às 13h30 junto com o lançamento da Revista Digital “Compartilhando Saberes”, da SEE. A programação continua com palestras, estudos de caso, dicas e boas práticas na área de educação e tecnologia com participação de representantes do Planeta Educação, BrinkMobil, Oportunity Trust, Abril Educação e do Pré-Vestibular Social do Estado da Paraíba (PBVest).

No segundo dia, as palestras abordarão as boas práticas com tecnologias educacionais com o uso de recursos como os tablets e as lousas interativas nas salas de aula. Os ambientes virtuais de educação e os blogs também estarão na pauta do evento, que contará com palestrantes do SABA (Software Brasil), Instituto Anísio Teixeira (Bahia), MSTech, Lexmark, entre outros.

Arena – A abertura oficial acontecerá na quarta-feira (12), às 10h, com palestra de Daniel Vicentini, da Cisco. Na arena de soluções serão abordados temas como o ensino à distância, conteúdos digitais, ambientes virtuais para ensino, gestões acadêmicas, wi-fi em escolas, entre outros. No segundo dia serão abordados temas como conectividade e mobilidade, além da comunicação unificada e segurança.

Secom/JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário