O
‘Destino Paraíba’ será a grande novidade para os turistas portugueses para a
temporada 2014/2015 (verão no Brasil e inverno na Europa). A previsão é do
executivo da operadora Solférias, Pedro Ferreira, que está na Paraíba desde
domingo (9), juntamente com outros 19 agentes de viagens e dois jornalistas de
Portugal. O grupo está participando de visitas técnicas em João Pessoa,
Cabedelo e Costa do Conde.
A
visita do grupo, que é essencial para que os profissionais passem uma visão
exata do destino para os seus clientes, foi formatada numa parceria entre a
Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Associação Brasileira da Indústria de
Hotéis, secção Paraíba (ABIH-PB) e Convention Bureau de João Pessoa. A ação
também tem o apoio do Mussulo Resort, Tropical Hotel Tambaú, Luck Receptivo e
as prefeituras de Cabedelo e Conde, além do apoio da companhia aérea TAP
que ofereceu as passagens aéreas.
De
acordo Pedro Ferreira, a Paraíba é um destino a ser “lapidado” para começar a
ser mais conhecido no mercado europeu. Na opinião dele, a proximidade com
destinos mais badalados como Recife (PE) e Natal (RN), que já contam com voos
regulares da TAP, será um diferencial para atrair mais turistas lusitanos.
“Poderemos formatar roteiros incluindo as três capitais nordestinas e suas
cidades turísticas mais próximas, assim como colocar a Paraíba como um único
roteiro de sete dias. Tudo dependerá do processo de lapidação do destino”,
explicou.
Para
Pedro Ferreira, que nesta terça-feira (11) visitou as praias urbanas de João
Pessoa e à tarde, o por do sol do Jacaré em Cabedelo, a Paraíba tem alguns
diferenciais que contam bastante no momento de vender os roteiros. Ele cita as
belezas naturais, a limpeza da cidade, a receptividade das pessoas e a
gastronomia. “Sempre afirmo que a cordialidade das pessoas, somada com a
cultura da gastronomia, são dois pontos fundamentais para cativar os nossos
turistas, e a Paraíba tem apresentado esses diferenciais que pesam muito no
momento de decidir sobre um destino para as férias”, disse.
Já
o diretor da operadora de turismo Exótico, Miguel Ferreira, que também
participa dessa viagem de trabalho, disse que o ‘Destino Paraíba’, por ser um
produto novo no mercado europeu e ainda pouco divulgado, tem como se tornar uma
excelente opção de férias para a próxima temporada. Nesse sentido, o executivo
disse que é preciso um trabalho de divulgação sustentável, que permita uma
maior e constante visibilidade dos roteiros que porventura possam ser feitos
pelos turistas. “É preciso trabalhar alguns pontos básicos, como infraestrutura
hoteleira, mecanismos de informação e parcerias, que são fundamentais no
amadurecimento das relações”, enfatizou.
Também
acompanham o grupo de agentes de viagens portugueses dois jornalistas que
representam as revistas e portais especializados em turismo PressTur e
Publituris, que já estão produzindo matéria sobre a Paraíba.
Divulgação - A
presidente da PBTur, Ruth Avelino, afirmou que já recebeu convite das duas
operadores portuguesas para participar novamente dos workshops que serão
realizados em Lisboa, Porto e Coimbra no final do ano. Segundo a executiva, a
visita do grupo de agentes de viagens é resultado da participação da Paraíba
nos eventos promovidos pela Solférias e Exótico no ano passado, numa ação que
deve ser repetida. “Temos que investir na imagem do Destino Paraíba na Europa a
partir de Portugal”, destacou a executiva.
Nesse
sentido, a PBTur já viabilizou verba federal, já repassada pela Embratur, para
investir numa divulgação forte em Portugal, com inserções de anúncios na
revista de bordo da TAP (Portugal) e em outros veículos de circulação nacional.
“Iremos instalar painéis e mobiliário urbano nos aeroportos de Lisboa,
Porto e Coimbra para massificar o nome da Paraíba em Portugal”, afirmou
Ruth Avelino.
A
Embratur já garantiu também a participação da Paraíba, no estande do Brasil na
Feira de Turismo de Lisboa (BTL) que acontece em março, e no workshop da
Operadora de Turismo Mundo Abreu, agendado para abril.
Nenhum comentário:
Postar um comentário