segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Hospital de Trauma de João Pessoa promove campanha de doação de sangue



Com a proximidade do carnaval, ocorre uma redução significativa no número de doações de sangue, o que compromete o estoque do Hemocentro e consequentemente o da Agência Transfusional do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa. Visando evitar maiores problemas num período caracterizado por registrar um grande aumento no número de atendimentos na unidade hospitalar, a direção da instituição antecipa-se e promove o ‘Folia do Sangue’, uma ação que tem o objetivo de sensibilizar os funcionários e acompanhantes de pacientes para a importância da doação de sangue.

A ação consiste na realização de uma palestra proferida pela assistente social do Hemocentro, Magda Helene Pacheco, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (10), no auditório da unidade de saúde, e na presença da unidade móvel do Hemocentro no hospital, nesta terça-feira (11), das 8h às 17h, com uma equipe para realizar a coleta de sangue.

Para a coordenadora do Serviço Social do Hospital de Trauma, Neuma Ribeiro, todos os funcionários, pacientes e acompanhantes da instituição são conscientizados para a doação voluntária de sangue. “Diariamente ministramos palestras com os usuários do Trauma, em prol de conscientizá-los sobre a importância da doação de sangue. Além disso, pedimos a gentileza de todos os funcionários na multiplicação dessa ideia”, relatou.

Já a acompanhante de paciente, Ângela Weick, explicou que sua mãe precisou se submeter a uma transfusão assim que chegou ao hospital e tudo foi realizado em tempo hábil. “Só damos a devida importância à doação de sangue quando estamos precisando. O sangue que salvou a vida da minha mãe veio de uma pessoa que teve a disponibilidade de ser voluntária nesse processo, por isso faço questão de difundir esse trabalho, pois só assim poderemos salvar vidas”, explicou.

Doação do Hospital de Trauma – As doações serão feitas em uma unidade móvel do Hemocentro, que estará em frente à recepção administrativa do Hospital de Trauma, no horário das 8h às 17h. Os doadores devem comparecer ao Trauma com documentos originais com foto. Durante a ação, os voluntários também podem ser se inscrever no cadastro nacional de doadores de medula óssea.

Quem pode doar – Podem doar sangue os que têm idade entre 16 e 69 anos, que estejam em boas condições de saúde, tenham peso mínimo de 50 quilos e que não tenham ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas ou adquirido hepatite após os 11 anos de idade.

Secom/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário