quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Vereador recebe homenagem na Câmara no Dia do Perito Criminal

O Dia do Perito Criminal foi comemorado nesta terça-feira (4), em sessão solene proposta pelo vereador Geraldo Amorim (PDT), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). “Hoje se comemora o Dia do Perito Criminal. Essa data foi estabelecida em um congresso em Curitiba, em virtude da morte de um companheiro que faleceu nesta data. Em 2008, o Senado oficializou a data. Para nós é motivo de orgulho e alegria estarmos aqui hoje comemorando essa data”, declarou Amorim em seu discurso na tribuna.

Ele destacou, entre outras coisas, o trabalho do perito na elaboração, principalmente, do laudo pericial. Amorim citou vários casos onde a atuação do perito foi de fundamental importância para a elucidação de crimes de repercussão. O parlamentar deixou claro, entretanto, que não só os peritos, como também os delegados, agentes e os demais servidores da Polícia Federal têm um papel importante e distinto no fortalecimento da segurança do país.

A sessão solene contou com a presença do superintendente regional da PF da Paraíba, Marcelo Diniz; da perita criminal de Brasília, Márcia Aiko Tsinoda; da chefe do setor técnico Científico da PF, Maria Marta Coelho; do diretor de Identificação do IPC, doutor Flávio Craveiro; representando a delegada geral da Polícia Civil da Paraíba, Ivanisa Olímpio, o perito criminal e diretor de identificação do Estado, Israel Aureliano; além servidores da PF paraibana e amigos.

O perito Hélvio Pereira Peixoto, de Brasília, que não pode comparecer, foi homenageado com a Medalha Cidade de João Pessoa, que foi recebida pela perita Márcia Tsinoda. O diretor geral do IPC, Humberto Jorge de Araújo Pontes, também foi homenageado com o Voto de Aplausos. O vereador Amorim, por sua vez, recebeu uma placa como homenagem dos peritos criminais federais.

O diretor-geral José Viana disse que a categoria tinha muito o que comemorar nessa data. Ele afirmou que os peritos têm um papel relevante para a Justiça Criminal. “Hoje os criminosos utilizam cada vez mais novas tecnologias, e é necessário a prova pericial para poder materializar os delitos e indicar os autores”, comentou. Viana acrescentou que o trabalho de um perito não é fundamental apenas para a Polícia Judiciária, mas também para o Ministério Público, Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) e para a própria Justiça Comum.

Já o presidente da Associação dos Peritos do Estado da Paraíba, Joelson dos Santos Silva, fez questão de enaltecer as lutas da categoria com relação à campanha salarial e à aquisição de novos equipamentos para a instituição, a exemplo da sede na Capital e em Campina Grande. Ele explicou que a função de perito é diversificada, pois existem servidores que atuam na área contábil, odontolegais, de tecnologia, balística forense, impressão digital e na identificação de DNA.

cmjp

Nenhum comentário:

Postar um comentário