quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Prefeitura oferece serviços específicos para deficientes visuais

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) desenvolve um trabalho especial para viabilizar a rotina diária de pessoas com deficiência visual. Dentre os serviços oferecidos, há textos em braile na escola, cinema com áudio descrição, calçadas com piso tátil e sinais de trânsito sonoros, além do site institucional com ferramentas de acessibilidade.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental General Rodrigo Otávio, no Bairro dos Estados, reúne todos os alunos com deficiência visual da rede pública da Capital. O trabalho é realizado em parceria com o Instituto dos Cegos da Paraíba. De acordo com a coordenação de Educação Especial da Secretaria de Educação (Sedec), estão matriculados 13 alunos cegos.

Segundo a coordenadora de Educação Especial, Sandra Verônica Chaves, os estudantes assistem às aulas normalmente. Os textos dos conteúdos discutidos em sala de aula são traduzidos para braile por seis professores especializados; depois, são impressos para os alunos (a instituição possui uma sala de recursos multifuncional para suporte pedagógico, com aulas de alfabetização em braile).

No Instituto dos Cegos, localizado no mesmo bairro, os alunos assistem a aulas de vida, que orienta para atividades como cozinhar, arrumar cama e se locomover, entre outros. O local oferece ainda espaço para atividades físicas e artísticas com orientação profissional especializada.

De acordo com a divisão de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), está sendo realizado um mapeamento de usuários com deficiência visual para iniciar um curso de capacitação em braile, previsto para o próximo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário