segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Paraíba terá mais de duas mil bolsas de estudo do Prouni em 2015



O Programa Universidade Para Todos (Prouni) oferece 2.263 vagas na Paraíba em 2015. As inscrições estão abertas, a partir desta segunda-feira (26), e seguem até as 23h59 (horário de Brasília) da quinta-feira (29). A consulta às vagas já está disponível no site do programa. Em todo o país, estão sendo ofertadas 213.113 bolsas.  

Para se inscrever, o interessado deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 e ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas do exame e nota acima de zero na redação. Para efetuar a inscrição, o candidato deve acessar o site do Prouni e informar seu número de inscrição e sua senha no Enem 2014. O processo seletivo é constituído de duas chamadas sucessivas: a primeira no dia dois e a segunda no dia 19 de fevereiro.

O Prouni é uma alternativa para os alunos que não foram aprovados nas universidades públicas pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada). O programa concede bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

Para concorrer às bolsas do Prouni, o candidato deve cumprir os seguintes quesitos:
Renda: Para as bolsas integrais a renda familiar bruta mensal deve ser de até um salário mínimo e meio por pessoa; para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Escolaridade: O candidato não pode ter diploma de ensino superior e deve ter feito o Enem 2014 (considerando a pontuação mínima).

Vida escolar: Ter cursado o Ensino Médio completo na rede pública ou na rede privada como bolsista integral da própria escola ou ter cursado o Ensino Médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola.

Outros casos: Pessoa com deficiência ou professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, pode concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesse caso, não há requisitos de renda.

A bolsa do Prouni só poderá ser concedida caso haja formação de turma no período letivo inicial do curso, o que ocorrerá somente se houver o número mínimo necessário de alunos matriculados para a formação de uma turma inicial. Os candidatos pré-selecionados para cursos nos quais não haja formação de turma serão reprovados, tendo direito à bolsa apenas se já estiverem matriculados no respectivo curso.

Secom/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário