sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Detran intensifica fiscalizações da 'Lei Seca' no fim de semana





O Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran) intensificará as ações da Lei Seca por conta dos eventos festivos previstos para o fim de semana. De acordo com o chefe da Divisão de Policiamento de Trânsito, César Urach, equipes do Detran e, caso necessário, de outros órgãos, como Polícia Militar e Departamento de Estrada de Rodagem (DER), estarão em pontos estratégicos para coibir o uso de bebida alcoólica pelos condutores.
 
César Urach destaca que, todos os dias, equipes estão com blitzes em diversos pontos do Estado. Porém, os fins de semana exigem que o trabalho do Detran seja intensificado. “Para este fim de semana estão previstos vários eventos festivos. Sabemos que, em razão disso, aumenta muito o número de veículos nas nossas estradas e avenidas. Por isso, se faz necessário que a nossa vigilância no sentido de evitar qualquer abuso se intensifique mais”, pontuou. “Além do mais, ainda estamos no período de férias, com praias e pontos turísticos lotados e, consequentemente, grande movimentação de veículos”, acrescentou.

PuniçãoO dono do veículo em que for pego um condutor dirigindo alcoolizado deverá pagar uma multa de R$ 1.930. Além disso, o  condutor do veículo deverá responder a um processo administrativo para a cassação da Carteira de Habilitação por um ano. Em caso de reincidência, o dono do veículo pagará uma multa de R$ 3.860 e o condutor responderá a um processo administrativo para a cassação da habilitação por dois anos. “É necessário lembrar que a multa não vai para o condutor, e sim para o veículo”, finalizou César Urach.

Balanço de 2014 – No ano passado, as ações da Operação Lei Seca, coordenada pelo Detran, flagraram 2.618 condutores dirigindo sob efeito de álcool. O mês em que houve o maior número de ocorrências foi março, com 367 flagrantes, seguido por fevereiro (349) e janeiro (303). Ainda de acordo com o balanço, foram realizadas, ao longo de 2014, 45.089 abordagens, e realizados 44.994 testes de alcoolemia (aplicação do ‘bafômetro’).

Segundo o balanço, foram aplicados 5.039 autos de infração por diversas irregularidades, como Carteira de Habilitação vencida ou pela ausência do documento no momento da fiscalização. O Detran ainda realizou a remoção de 1.605 veículos e conduziu até a delegacia 133 condutores por crime de trânsito. Ainda no período de janeiro a dezembro de 2014, 2.274 condutores tiveram a Carteira Nacional de Habilitação apreendida.

César Urach comemora a queda na relação entre testes aplicados e resultados considerados positivos por recusa ou constatação. “É um dado que nos deixa certos de que toda a nossa mobilização para preservar a vida do cidadão paraibano tem surtido efeito. Temos um motorista mais consciente, que vem aprendendo a valorizar a vida. Houve tempos em que, para cada grupo de 80 abordagens, pelo menos 25 eram consideradas positivas por recusa ou constatação”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário