quarta-feira, 4 de junho de 2014

Vereador comenta a transferência dos festejos juninos para o Busto de Tamandaré



A transferência dos Festejos Juninos da Capital, do Ponto de Cem Réis, no Centro, para o Busto de Tamandaré, entre as praias de Tambaú e Cabo Branco, foi o tema principal do pronunciamento do parlamentar Fernando Milanez (PMDB), durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) desta quarta-feira (4). O vereador também abordou as comemorações do Centenário de morte do poeta paraibano Augusto dos Anjos e cobrou da Mesa Diretora da CMJP um calendário de atividades da Casa para o segundo semestre.

Trago para esta Casa um assunto que vai mexer com todos na cidade. Fiquei encantado com o São João realizado no Centro de nossa cidade no ano passado. O prefeito Luciano Cartaxo (PT) realizou um evento encantador no Ponto dos Cem Réis. Agora surge uma versão de que o evento foi transferido para o Busto de Tamandaré, na praia de Tambaú. Não vejo a praia como local ideal para comemorar os festejos juninos”, comentou o vereador.

O vereador Fernando Milanez disse que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) justificou que a transferência ocorreu porque, devido ao aumento dos investimentos e melhorias nas atrações, o lugar acabou ficando pequeno para comportar o público. Ainda de acordo com o parlamentar, a PMJP tem dois laudos técnicos: um da Polícia Militar da Paraíba (PMPB), alegando só poder garantir a segurança de 10 mil pessoas, e outro do Corpo de Bombeiros, certificando que na região existe uma laje (que cobre o Viaduto Damásio Franca) que não suporta o público que tem frequentado os grandes eventos realizados no Centro.

O vereador falou que entendia a decisão do prefeito porque se alguma tragédia acontecesse no local a responsabilidade seria da Gestão Municipal. “Caso algo trágico acontecesse iriam cobrar dele, mas precisamos encontrar um meio-termo para não incomodar os moradores da praia com o barulho dos eventos. João Pessoa merece ter um espaço fixo para realização dos grandes eventos e seria ideal que permanecesse na região do Centro Histórico para poder soerguer a história de nossa cidade”, defendeu o vereador.

O parlamentar também abordou as comemorações do Centenário de morte do poeta paraibano Augusto dos Anjos que vão acontecer na Capital durante o mês de novembro. “A CMJP está na Comissão Organizadora das festividades do Centenário de morte do poeta Augusto dos Anjos que terá como desfecho um Congresso que vai receber duas mil pessoas no novo Centro de Convenções da cidade. Vamos distribuir uma cartilha sobre esse poeta que foi um grande nome do nosso Estado para apresentá-lo às novas gerações. Além disso, a Academia Paraibana de Letras (APL) vai inaugurar um busto em sua homenagem”, falou Milanez.

O vereador ainda solicitou da Mesa Diretora da CMJP a elaboração de um calendário para nortear as atividades da Casa no segundo semestre devido à realização da Copa do Mundo de Futebol e das Eleições 2014, que movimentarão toda a população. “O segundo semestre deste ano será atípico. Tenho certeza de que o Brasil vai ganhar a Copa e vamos viver momentos de comemorações durante esse evento, sem falar no processo das Eleições 2014, que vai começar, e vai se estender até o mês de outubro e novembro”, falou.

Apartes
Em aparte, o vereador Lucas de Brito (DEM) comentou que a discussão em torno de um espaço fixo para a realização dos eventos da cidade é importante para haver a busca de economia dos recursos públicos. O vereador Raoni Mendes (PDT) falou: “Estranha-me ver essa situação e em mim gera indignação, principalmente por quem diz que é de debate e não realiza discussão com os personagens do Centro Histórico. Fica a indagação porque não houve um diálogo antes de decidir por essa transferência, decidindo-se por um paliativo, e diminuindo-se as atividades artísticas no Centro Histórico”.

Já os vereadores Fuba (PT), Luís Flávio (PSDB), Djanilson (PPS) e Sérgio da SAC (PSL) enfatizaram a existência dos laudos dos Bombeiros e da PM que indicavam a necessidade da transferência do evento para outra região da cidade com espaço maior.

Fonte: CMJP

Nenhum comentário:

Postar um comentário